Banner Portal
Brinquedos como textos
PDF

Palavras-chave

Brinquedos
Semiótica
Multimodalidade

Como Citar

ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. Brinquedos como textos: por uma abordagem multimodal para semiótica dos brinquedos . Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 3, p. 2102–2122, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8657437. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Os brinquedos, em sua miríade de versões, historicamente foram considerados objetos de investigação no que diz respeito ao seu uso e efeitos pedagógicos durante a brincadeira. No entanto, deve-se dizer que a pesquisa acadêmica na direção das configurações multimodais e dos potenciais de significado dos brinquedos é bastante escassa, apesar de alguns estudos relevantes na área (CALDAS-COULTHARD & VAN LEEUWEN, 2001, 2002, 2004; MACHIN & VAN LEEUWEN, 2009; ALMEIDA, 2006; 2008; 2009; 2014; 2017; 2018).) Metodologicamente, tentarei demonstrar como os sistemas de significação derivados da Gramática do Design Visual (GV), de Kress e van Leeuwen (2006), como o subsistema de modalidade (valor da realidade), quando combinados com outros conceitos, como a noção de tecnocracia da sensualidade de Varney (1999) e os conceitos de representacionalidade densa e apego tátil de Fleming (1996) se mostraram eficazes como instrumento teórico para a semiótica dos brinquedos, permitindo ir além da investigação da perspectiva bidimensional de suas propagandas, a fim de verificar configurações materiais como a textura, o cheiro, as possibilidades cinéticas e o grau de realismo dessas representações tridimensionais da infância. Por meio de lentes essencialmente linguísticas, acredito contribuir para a pesquisa em semiótica social através da articulação da análise dos aspectos linguísticos dos dados com a discussão de questões sociais mais amplas, tais como papéis de gênero, diversidade, representação e inclusão. Em suma, minha principal intenção é propor um olhar inovador e exploratório sobre os brinquedos, tanto como textos quanto como artefatos culturais carregados de ideologias.

PDF

Referências

ALMEIDA, D. B. L. (2018). “It can cry, it can speak, it can pee”: Modality Values and Playing Affordances in Contemporary Baby Dolls’ Discourse. Ilha do Desterro. Florianópolis: Santa Catarina.

ALMEIDA, D. B. L. (2017). On Diversity, Representation and Inclusion: New Perspectives on Toys’ Discourse. Revista Linguag(em) Discurso. Universidade do Sul de Santa Catarina. Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017, p. 257-270, v.17, número 2, maio-agosto.

ALMEIDA, D. B. L. (2017).; ITRA NEWSLETTER International Toy Research Association Vol. 21 No. 2 Winter 2017. International Toy Research Association Newsletter: Winter Issue, United Kingdom, p. 11 - 11, 26 dez. 2017.

ALMEIDA, D. B. L. (2014). The political values embedded in a child s toy: The case of Girl Power in the Brazilian doll Susi. In: Visual Communication. Series: Handbooks of Communication Science [HoCS]. Machin, D. (Ed.).1ed.: De Gruyter Mouton, v. 1, p. 539-564.

ALMEIDA, D. B. L. (2011). Revisiting children's studies through the lens of the sociology of childhood. Poiésis (Tubarão), v. 4, p. 473-484.

ALMEIDA, D. B. L. (2009). Where have all the children gone? A visual semiotic account of advertisements for fashion dolls. Visual Communication (Print), v. 8, p. 481-501.

ALMEIDA, D. B. L. (2008). Beyond the Playground: The Representation of Reality in Fashion Dolls' Advertisements. Linguag(em) (Dis)curso (Impresso), v. 8, p. 203-228.

ALMEIDA, D. B. L. (2006). Icons of Contemporary Childhood: A Visual and Lexicogrammatical Investigation of Toy Advertisements. 215 f. Tese de Doutorado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

ALMEIDA, D. B. L. (2006). Sobre Brinquedos e Infância: Aspectos da Experiência e da Cultura do Brincar. Educação & Sociedade (Impresso), v. 27, p. p.541-551.

ALMEIDA, D. B. L. (2006). Construções Ideológicas do Discurso Midiático: O Caso dos Anúncios de Brinquedos. Letra Viva (UFPB), v. 7, p. 9-21.

BROUGÈRE, G. (2014) Toys or the Rhetoric of Children’s Goods. In: Machin, D. (ed.). Visual Communication. Series: Handbooks of Communication Science [HoCS] Vol. 4. Berlin: DeGruyter Mouton.

BROUGÈRE, G. (2004) Brinquedos e companhia. Trad. Maria Alice A. S. Dória. Rev. Gisela Wajskop. São Paulo: Cortez.

BROUGÈRE, G.(2003) A Study of the Make-Up of Children’s Toy Collections. Toy Research in the Late Twentieth Century. SITREC - KTH. Stockholm International Research Centre. pp. 107-118.

CALDAS-COULTHARD, C. R. & VAN LEEUWEN, T. (2004). Discurso Crítico e Gênero no Mundo Infantil: Brinquedos e Representações de Atores Sociais. In: Revista Linguag(em) Discurso, volume 4, número especial.

CALDAS-COULTHARD, C. R. & VAN LEEUWEN, T. (2002) Stunning, Shimmering, Iridescent: Toys as the Representation of Gendered Social Actors. In Litosseliti, Lia & Sunderland, Jane (Eds.). Gender Identity and Discourse Analysis. Amsterdam: John Benjamins, pp. 91- 108.

CALDAS-COULTHARD, C. R. & LEEUWEN, VAN LEEUWEN, T. (2001). Baby’s First Toys and the Discursive Constructions of Babyhood. In: Folia Linguistica 35 (1-2). 2001.

FALKSTROM, M. (2003). Action Man doesn’t have a wife. I haven’t seen that on the telly anyway: 6-8-year-olds about their toys from a gender perspective. Toy Research in the Late Twentieth Century. SITREC - KTH. Stockholm International Research Centre. pp. 263-275.

FLEMING, D. (1996) Powerplay: Toys as Popular Culture. Manchester: Manchester University Press.

KRESS, G. & VAN LEEUWEN, T. (2006) Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge.

MACHIN, D.; VAN LEEUWEN, T (2009). Toy as discourse: children's war toys and the war on terror. Critical Discourse Studies, 6 (1), pp. 51 – 64. Routledge.

MAIA, A. A. M.; ALMEIDA, D. B. L.; FERREIRA, J. (2018) Princesas Disney em Ação: Relações de Gênero e Modos de Ler o Mundo no Ensino de Língua Inglesa. In: Cleber Ataíde. (Org.). Gelne 40 anos: Vivências Teóricas e Práticas nas Pesquisas em Linguística e Literatura. 1ed.: v. 2, p. 131-149.

MOREIRA JUNIOR, M.; ALMEIDA, D. B. L. (2018) Letrar Brincando: Cantigas de Roda como Textos Multimodais e Ferramentas Culturais no Contexto Escolar. In: Zaira Santos, Clarice Gualberto, Sônia Pimenta. (Org.). Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas. 1ed. São Paulo: Editora Pimenta Cultural, v. 1.

PEERS, J. (2004) The Fashion Doll: from Bébé Jumeau to Barbie. Oxford: Berg.

SANTOS, J. B. (2019). Entrando na Brincadeira: Uma Análise Semiótica da Imagem de Criança em Embalagens de Bonecas. Dissertação de Mestrado. 73 f. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.

SELANDER, S. Toys as Text (2003). Toy Research in the Late Twentieth Century. SITREC - KTH. Stockholm International Research Centre. pp. 39- 46.

SOARES, J. L. S.; ALMEIDA, D. B. L. (2018). Brinquedos como Representação Social e de Gênero na Infância: A Resignificação do Conceito de Família. Discursos Contemporâneos em Estudo, v. v. 3 (2), p. 19.

VARNEY, W. (2003). Toys, Technology and Social Shaping. In: Berg-Lars-Erik; Nelson, Anders, Svensson, K. (eds). Toys in Educational and Socio-Cultural Contexts. SITREC - KTH. Stockholm International Research Centre. pp. 181-189.

VARNEY, W. (2003). Tamagotchis: All Byte, No Bark. In: Berg-Lars-Erik; Nelson, Anders, Svensson, K. (eds). Toys in Educational and Socio-Cultural Contexts. SITREC - KTH. Stockholm International Research Centre. pp. 277-288.

VARNEY, W. (1999). Toys, play and participation. In: Brian Martin (ed.), Technology and Public participation. Wollongong, Australia: Science and Technology Studies, University of Wollogong, pp. 15- 36.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Trabalhos em Linguística Aplicada

Downloads

Não há dados estatísticos.