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Avaliação de redações de vestibular: da teoria à prática
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Palavras-chave

dissertações de vestibular. Avaliação de escrita. Ethos discursivo.

Como Citar

FOSSEY, Marcela Franco. Avaliação de redações de vestibular: da teoria à prática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 2, p. 1015–1042, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8652181. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito da avaliação de testes de escrita. Embora esta pesquisa, de modo mais amplo, esteja situada na interface entre estudos do texto e do discurso e pesquisas na área de avaliação, o foco é, neste momento, na análise textual e discursiva que subjaz à prática avaliativa de textos produzidos em condições de vestibular. Analiso o conceito lacuna, que na grade de correção utilizada atualmente pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) operacionaliza a avaliação da qualidade dos argumentos apresentados nas redações, mobilizando especialmente o conceito de ethos discursivo (Maingueneau, 2005, 2010). O corpus selecionado é composto por redações produzidas em um vestibular de alta demanda. Com isso, quero demonstrar como o conceito de lacuna funciona e como ele é um exemplo de parâmetro de avaliação que atende aos critérios de aplicabilidade e robustez teórica, uma demanda que defino como central para a elaboração de critérios de avaliação de testes de escrita como redações de vestibular.
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