Banner Portal
Ensino de gêneros textuais: A questão das escolhas teórica e metodológicas
PDF

Como Citar

BONINI, Adair. Ensino de gêneros textuais: A questão das escolhas teórica e metodológicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 37, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639323. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

This article discusses text-genres teaching taking focus on the existing proposal in the Nacional Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais) for fundamental and middle school teaching in Brazil. Inicially, a theorectical discussion is presented mainly in relation to the meaning of terms such as text, discourse and enunciation. It then presents some suggestions as to an appropriate genre concept in teaching as well as some tenets for genre teaching and a set of selection criteria for the genres to be worked at school.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.