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POR DENTRO DO JOGO: VIDEOGAMES E FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS
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Como Citar

MAGNANI, Luiz Henrique. POR DENTRO DO JOGO: VIDEOGAMES E FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 46, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639446. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo focaliza jogos digitais, salientando sua possível contribuição para a educação crítica. Inicialmente, o estudo questiona posições extremas que idealizam ou rejeitam os jogos e analisa, com base na literatura vigente, como os jogos, sendo artefatos culturais, transmitem valores culturais e apóiam visões de mundo específicas. Na seqüência, a pesquisa contempla duas formas alternativas de explorar jogos com fins educacionais: promover uma interação subversiva com jogos de cunho estritamente comercial ou construir jogos voltados para o desenvolvimento da consciência crítica. Em relação ao último, o artigo oferece algumas diretrizes para nortear a construção de jogos cuja preocupação seja a formação do usuários críticos.
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