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Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação
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Palavras-chave

Identidade
produção discursiva. Audiência de conciliação. Estratégias discursivo-interacionais

Como Citar

LADEIRA, Wânia Terezinha; SILVA, Elaine Luzia. Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 50, n. 1, p. 11–26, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645336. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumo

O presente estudo investiga a construção de identidade que emerge da produção discursiva dos consumidores nas audiências de conciliação de um Juizado Especial Cível de Relações de Consumo de uma cidade mineira. A partir de teorias da Sociolinguística Interacional e da utilização de técnicas da Análise da Conversa, gravamos quatro audiências em áudio e analisamos a construção de identidade de consumidor por meio de seus relatos nas audiências. A análise dos dados confirmou a riqueza de construções identitárias nas narrativas analisadas. Percebemos que os reclamantes constroem suas identidades a fim de se posicionarem como vítimas e posicionarem o seu oponente como vilão. Para isso, as estratégias mais frequentes por eles utilizadas são: a exploração de um grande número de repetições, a utilização de termos extremos e a incorporação de diferentes categorias identitárias.

Abstract:

This study investigates the construction of identity that emerges in the consumers’ discursive production of a conciliation hearing in a kind of Brazilian Small Claim Court (Juizado Especial de Relações de Consumo) in Minas Gerais state. Based on theories of Interactional Sociolinguistic and on Conversation Analyses techniques, we recorded four conciliation hearings and analyzed the identity construction of the consumer through their accounts. The data analysis confirmed the richness of identity construction in the narratives we analyzed. We perceived that consumers construct their identities in order to align themselves in the role of victim and align their opponent in the role of villain. For that, the most used strategies are: the exploration of a great number of repetition, the use of extreme terms, and the incorporation of different identity categories.

Keywords: Identity, discursive production, conciliation hearing, interactional and discursive strategies.

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