Banner Portal
Humanos/as, Outros/as Não-Humanos/as, Matéria e Língua/Linguagem
PDF

Palavras-chave

Pós-humanismo
Descolonialidade
Matéria e linguagem

Como Citar

SOUSA, Laryssa Paulino de Queiroz; ROCHA PESSOA, Rosane. Humanos/as, Outros/as Não-Humanos/as, Matéria e Língua/Linguagem: uma discussão a partir de perspectivas pós-humanistas e decoloniais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 2, p. 520–543, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655574. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Nosso objetivo é discutir perspectivas decoloniais e, principalmente, pós-humanistas, conforme nos engajamos em um diálogo interepistêmico, que engloba discussões sobre a matéria e a língua/linguagem. Em um primeiro momento, abordamos pensamentos indígenas de forma a relacioná-los com visões de mundo decoloniais e pós-humanistas, brevemente focando em alguns argumentos concernentes a essa relação e justificamos nossas escolhas. Partimos de críticas das ideias coloniais e humanistas sobre os seres humanos, os/as outros/as não-humanos/as e sobre a matéria, e então discutimos concepções tradicionais de língua. A partir de um quadro pós-humanista, abordamos entendimentos sobre língua/linguagem que diretamente se entrelaçam com a materialidade. Com base nas problematizações que apresentamos, nossa intenção é ampliar a compreensão do que significa ser humano/a e percepções de língua/linguagem, ao passo que nos envolvemos em um projeto que busca enxergar e ir além da arrogância humana. Portanto, encorajamos uma revisão onto-epistemológica da língua, com base em seu emaranhamento com a matéria.

PDF

Referências

APPLEBY, R.; PENNYCOOK, A. (2017). Swimming with sharks, ecological feminism and posthuman language politics. Critical Inquiry in Language Studies, v. 14, n. 2-3, pp. 239-261.

BARAD, K. (2003). Posthumanist performativity: toward an understanding of how matter comes to matter. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 28, n. 3, pp. 801-831.

BARAD, K. (2007). Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham, NC: Duke University Press.

BENNETT, J. (2010). Vibrant matter: a political ecology of things. Durham, NC: Duke University Press.

BERWICK, R.; CHOMSKY, N. (2016). Why only us? Language and evolution. Cambridge: MIT Press.

BORELLI, J. D. V. P.; PESSOA, R. R. (2019). O estágio e o desafio decolonial: problematizações sobre as relações interpessoais de seus/suas agentes. MOARA, n. 51, pp. 75-96.

BRAIDOTTI, R. (2013). The Posthuman. Cambridge, UK: Polity Press, 2013.

BRAIDOTTI, R. (2016). Posthuman critical theory. In: BANERJI, D.; PARANJAPE, M. (Ed.). Critical posthumanism and planetary futures. New Dheli: Springer, pp. 13-32.

BRAIDOTTI, R. (2017). Posthuman critical theory. Journal of Posthuman Studies, v. 1, n. 1, pp. 9-25.

CANAGARAJAH, S. (2017). Translingual practice as spatial repertoires: expanding the paradigm beyond structuralist orientations. Applied Linguistics, v. 39, n. 1, pp. 31-54.

CHOMSKY, N. (1986). Knowledge of language: its nature, origins and use. Westport, CT: Praeger.

CHOMSKY, N. (2000). New horizons in the study of language and mind. Cambridge: Cambridge University Press.

CLARK, A. (2008). Supersizing the mind: embodiment, action, and cognitive extension. Oxford: Oxford University Press.

COOK, J. P. (2016). The posthuman curriculum and the teacher. 2016. 204f. Doctoral dissertation (Education in Curriculum Studies) – Jack N. Averitt College of Graduate Studies (COGS), Georgia Southern University, Statesboro, Georgia.

COOLE, D.; FROST, S. (2010). Introducing the new materialisms. In: COOLE, D.; FROST, S. (Ed.). New materialisms: ontology, agency and politics. Durham and London: Duke University Press, pp. 1-43.

DE FREITAS, E.; CURINGA, M. (2015). New materialist approaches to the study of language and identity: assembling the posthuman subject. Curriculum Inquiry, v. 45, n. 3, pp. 249-265.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. (2005) A thousand plateaus: capitalism and schizophrenia. Trans. by Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press.

FABRÍCIO, B. F. (2017). Processos de ensino-aprendizagem, educação linguística e decolonialidade. In: ZOLIN-VESZ, F. (Org.). Linguagens e descolonialidades: práticas linguageiras e produção de (des)colonialidade no mundo contemporâneo. Campinas, SP: Pontes, v. 2, pp. 15-38.

FERRANDO, F. (2013). Posthumanism, transhumanism, antihumanism, metahumanism, and new materialisms: differences and relations. Existenz: an International Journal in Philosophy, Religion, Politics, and the Arts, v. 8, n. 2, pp. 26-32.

FOUCAULT, M. (1979). Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal.

FOUCAULT, M. (2000). As palavras e as coisas. 8th ed. Tran. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes.

FOUCAULT, M. (2008). A arqueologia do saber. 7th ed. Tran. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

GILLIGAN, C. (1982). In a different voice: psychological theory and women’s development. Cambridge, London: Harvard University Press.

GROSFOGUEL, R. (2010). Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, pp. 455-491.

HARAWAY, D. (2008). When species meet. Minneapolis, MN: Minnesota University Press.

HARAWAY, D. (2016). Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.

HARRIS, R. (1981). The language myth. London: Duckworth.

HARRIS, R. (1990). On redefining linguistics. In: DAVIS, H.; TAYLOR, T. (Ed.). Redefining linguistics. London: Routledge, pp. 18-52.

HYMES, D. (1971). On linguistic theory, communicative competence, and the education of disadvantaged children. In: WAX, M. L.; DIAMOND, S. A.; GEARING, F. (Ed.). Anthropological perspectives on education. New York: Basic Books, pp. 51-66.

KERNER, I. (2018). Interrogating western modernity: postcolonial reflections on occidental claims and action. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 23, n. 2, pp. 35-52.

KIRSCHNER, S.; MARTIN, J. M. (2010). The sociocultural turn in psychology: the contextual emergence of mind and self. In: KIRSCHNER, S.; MARTIN, J. M. (Ed.). The sociocultural turn in psychology: the contextual emergence of mind and self. New York: Columbia University Press, pp. 1-28.

LARRABEE, M. J. (1993). An ethic of care: feminist and interdisciplinary perspectives. London, New York: Routledge.

LATOUR, B. (1999). Pandora’s hope: essays on the reality of science studies. Cambridge: Harvard University Press.

LATOUR, B. (2004). Politics of nature: how to bring the sciences into democracy. Cambridge, MA: Harvard University Press.

LENZ TAGUCHI, H. (2010). Going beyond the theory/practice divide in early childhood education. London: Routledge Contesting Early Childhood Series.

LES CONVIVIALISTES. (2014). Convivialist manifesto: a declaration of interdependence (Global Dialogues 3). Trans. Margaret Clarke. Duisburg: Käte Hamburger Kolleg/Centre for Global Cooperation Research (KHK/GCR21).

MACLURE, M. (2013). Researching without representation? Language and materiality in post-qualitative methodology. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 26, n. 6, pp. 658-667.

MALDONADO-TORRES, N. (2007). Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROFÓGUEL, R. (Org.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, pp. 127-167.

MARTIN, K.; MIRRABOOPA, B. (2003). Ways of knowing, being and doing: a theoretical framework and methods for Indigenous and Indigenist research. Journal of Australian Studies, v. 27, n. 76, pp. 203-214.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PESSOA, R. R. (2019). A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA – Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, pp. 1-28.

MIGNOLO, W. (2000). Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledges, and border thinking. Princeton, NJ: Princeton University Press.

MIGNOLO, W. (2007). Delinking. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, pp. 449-514.

MIGNOLO, W. (2011). The darker side of western modernity: global futures, decolonial options. Durham: Duke University Press.

MIGNOLO, W. (2018a). What does it mean to decolonize? In: WALSH, C. E.; MIGNOLO, W. D. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham and London: Duke University Press, pp. 105-134.

MIGNOLO, W. (2018b). The invention of the human and the three pillars of the colonial matrix of power. In: WALSH, C. E.; MIGNOLO, W. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham and London: Duke University Press, pp. 153-176.

MIGNOLO, W.; VÁZQUEZ, R. (2017). Pedagogía y (de)colonialidad. In: WALSH, C. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Educador, Quito: Abya-Yala, Tomo II, pp. 489-508.

MURRIS, K. (2016). Rhodes must fall: a posthumanist orientation to decolonising higher education institutions. South African Journal of Higher Education, v. 30, n. 3, pp. 274-294.

NASCIMENTO, A. M. do. (2017). A queda do céu: elementos para a descentralização epistemológica dos estudos da linguagem desde visões indígenas. In: ZOLIN-VESZ, F. (Org.). Linguagens e descolonialidades: práticas linguageiras e produção de (des)colonialidade no mundo contemporâneo. Vol. 2. Campinas, SP: Pontes, pp. 55-78.

NASCIMENTO, A. M. do. (2019). Pesquisas decoloniais na educação e na análise do discurso crítica. Presented at II Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (II JILAC). Universidade de Brasília (UnB), Brasília, July 23-25, 2019.

PAPADOPOULOS, D. (2018). Insurgent posthumanism. In: BRAIDOTTI, R.; HLAVAJOVA, M. (Ed.). Posthuman glossary. London and New York: Bloomsbury Academic, pp. 204-207.

PATEL, L. (2016). Decolonizing educational research: from ownership to answerability. New York: Routledge.

PENNYCOOK, A. (2018a). Posthumanist applied linguistics. Applied Linguistics, v. 39, n. 4, pp. 445-461.

PENNYCOOK, A. (2018b). Posthumanist applied linguistics. Oxford and New York: Routledge.

PENNYCOOK, A. (2019). Posthumanist applied linguistics. Presented at V Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia (V JELT). Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, May 30-31, 2019.

PESSOA, R. R. (2019). Formação de professores/as em tempos críticos: reflexões sobre colonialidades e busca por um pensar decolonial. In: MAGNO E SILVA, W. A. G. P.; SILVA, W. R.; CAMPOS, D. M. (Org.). Desafios da formação de professores na Linguística Aplicada. 1ed. Campinas, SP: Pontes, pp. 173-186.

PESSOA, R. R.; BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V. (2018). “Speaking properly”: language conceptions problematized in English lessons of an undergraduate teacher education course in Brazil. Ilha do Desterro, v. 71, n. 3, pp. 81-98.

PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; BORELLI, J. D. V. P. (2019). Challenges of a decolonial undertaking in teacher education. Calidoscópio, v. 17, n. 2, pp. 342-360.

PRATT, M. L. (2012). “If English was good enough for Jesus…”: monolinguismo y mala fe. Critical Multilingualism Studies, v. 1, n. 1, pp. 12-30.

QUIJANO, A. (2000). The coloniality of power and social classification. Journal of world-systems research, v. 6, n. 2, pp. 342-386.

QUIJANO, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLASCO, pp. 107-130.

ROTMAN, B. (2008). 2008 virtual X and ghost effects. Presented at Landscapes and politics of new media. University of Aberdeen, Scotland, UK.

SANTOS, B. de S. (2010). Descolonizar el saber, reivnetar el poder. Montevidéu: Ediciones Trilce.

SAUSSURE, F. de. (2011). Course in general linguistics. Trans. Wade Baskin. New York: Columbia University Press, 1916.

SEVERO, C. G. (2017). Pós-colonialismo e linguística: relação impossível? In: ZOLIN-VESZ, F. (Org.). Linguagens e descolonialidades: práticas linguageiras e produção de (des)colonialidade no mundo contemporâneo. Vol. 2. Campinas, SP: Pontes, pp. 39-54.

SMYTHE, S. et al. (2017). Materiality and language learning in classrooms. In: SMYTHE, S. et al. Disrupting boundaries in education and research. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 34-58.

SOUSA, L. P. de Q. (2017). Critical collaborative posthumanist teacher education: deconstructions and reconstructions of the English language teaching-learning process. In: IX Seminário de Línguas Estrangeiras: A Internacionalização da Educação Superior e o Papel das Línguas Estrangeiras, 2017, Goiânia. Programação e Resumos. Goiânia: Departamento de Línguas Estrangeiras, Faculdade de Letras, UFG, pp. 61-62.

SOUSA, L. P. de Q. (2018). Formação docente colaborativa pós-humanista crítica: desconstruções e reconstruções do processo ensino-aprendizagem de língua inglesa. In: IX Seminário de Línguas Estrangeiras, 2018, Goiânia. Anais do IX Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: CEGRAF/UFG, pp. 318-341.

SOUSA, L. P. de Q. (2019a). Pennycook, A. (2018). Posthumanist applied linguistics. Oxford and New York: Routledge. Colombian Applied Linguistics Journal, v. 21, n. 1, pp. 139-142.

SOUSA, L. P. de Q. (2019b). Perspectivas pós-humanistas na formação docente e no ensino de língua inglesa. Presented at V Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia (V JELT). Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, May 30-31, 2019.

SOUSA, L. P. de Q. (2019c). Uma perspectiva pós-humanista sobre formação docente e ensino-aprendizagem de língua inglesa. Presented at II Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (II JILAC). Universidade de Brasília (UnB), Brasília, July 23-25, 2019.

STEFFENSEN, S. V. (2012). Beyond mind: an extended ecology of languaging. In: COWLEY, S. (Ed.). Distributed language. Amsterdam: John Benjamins, pp. 185-210.

THURLOW, C. (2016). Queering critical discourse studies and/or performing “post-class” ideologies. Critical Discourse Studies, v. 13, n. 5, pp. 485-514.

TOOHEY, K. (2018a). Learning English at school: identity, social-material relations and classroom practice, 2nd ed. Bristol; Blue Ridge Summit: Multilingual Matters.

TOOHEY, K. (2018b). The onto-epistemologies of new materialism: implications for applied linguistics pedagogies and research. Applied Linguistics. Available at: https://doi.org/10.1093/applin/amy046. Access on: May 22nd 2019.

VERONELLI, G. (2015). The coloniality of language: race, expressivity, power and the darker side of modernity. Wagadu, v. 13, pp. 108-134.

VERONELLI, G. (2019). Perspectivas decoloniais na educação linguística e na formação docente. Presented at II Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (II JILAC). Universidade de Brasília (UnB), Brasília, July 23-25, 2019.

WALSH, C. E.; MIGNOLO, W. D. (2018). Introduction. In: WALSH, C. E.; MIGNOLO, W. D. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham and London: Duke University Press, pp. 1-12.

WINNUBST, S. (2018). Decolonial critique. In: BRAIDOTTI, R.; HLAVAJOVA, M. (Ed.). Posthuman glossary. London and New York: Bloomsbury Academic, pp. 97-99.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.