Banner Portal
Trajetória profissional J.J. Coury e a difusão do ideário moderno arquitetônico no triângulo mineiro
PDF

Palavras-chave

História da cidade e do urbanismo. Arquitetura e urbanismo modernos. Espaços públicos. Urbanização regional.

Como Citar

GUERRA, Maria Eliza Alves. Trajetória profissional J.J. Coury e a difusão do ideário moderno arquitetônico no triângulo mineiro. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 155–177, 2013. DOI: 10.20396/urbana.v5i2.8635080. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635080. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O trabalho objetiva abordar e demonstrar a importância da produção urbanísticas do arquiteto João Jorge Coury (1940/1970), nos projetos de espaços públicos para a cidade de Uberlândia/MG e região do Triângulo Mineiro, em um período de euforia nacional, com a construção de Brasília. Destaca-se a influência de Lúcio Costa, Corbusier e Roberto Burle Marx na formação de Coury. Pretende-se assim contribuir para ampliar a análise e compreensão da construção do pensamento moderno não só das “obras representativas” de nossos arquitetos da “fase heróica” dos centros hegemônicos do Brasil, mas do interior do país, onde muitos profissionais através da arquitetura, urbanismo e paisagismo acrescentaram elementos conceituais, formais e estruturais que o moderno instaurou em um contexto preciso: o do processo de modernização.

 

https://doi.org/10.20396/urbana.v5i2.8635080
PDF

Referências

ARANTES, Otília B. (1993). O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: Nobel/Edusp.

GOMES, M. A. de F. (ORG.) (2009). Urbanismo na América do Sul: circulação de idéias e constituição do campo, 1920 – 1960. Salvador: EDUFBA.

GUERRA, M. E. A. (1998). As “Praças Modernas de João Jorge Coury no Triângulo Mineiro, Dissertação de Mestrado, EESC/USP, São Carlos.

GUERRA, M. E. A. (2011). A Praça Tubal Vilela em Uberlândia/MG em três Momentos. Colóquio As Praças nas cidades de origem portuguesa: Perspectivas históricas e contemporâneas, In anais, ISCSP, Lisboa, Portugal14 e 15/nov/2011.

GUERRA, M. E. A. (2008) Vilas Operadoras de Furnas nas bacias dos Rios Grande e Paranaíba – da concepção à atualidade, Tese de Doutorado, IG/UFU, Uberlândia.

GUERRA, M.E.A. & RIBEIRO, P.P.A. (2002). Arquiteto João Jorge Coury, In: Revista Aqui, no 3, abril/2002, p.16 – 26, IAB- Instituto de Arquitetos/MG, Belo Horizonte: AP Cultural.

LOPES, Valéria M. Q. C.(2006). Caminhos e trilhas: Transformações e apropriações da cidade de Uberlândia, Uberlândia: EDUFU

MACHADO JUNIOR, Juscelino H. C. (2011). Sob a Perspectiva de síntese das Artes: a obra de J.J. Coury e Geraldo Queiróz no Triângulo Mineiro, In anais: 2o Seminário Ibero-americano – Arquitetura e Documentação, UFMG, Belo Horizonte, 02 a 04 de nov/ 2011.

MESQUITA, Adaílson P. & SILVA, Hermilton Q. (2006). As linhas do tecido urbano: o sistema de transportes e a evolução urbana de Uberlândia/MG. Uberlândia: G. Roma.

PAIVA, K. F. & CAPELLO, M.B. C. A Praça Sérgio Pacheco: uma proposta de Ary Garcia Roza e Roberto Burle Marx para o “Coração da cidade” de Uberlândia/MG. Colóquio As Praças nas cidades de origem portuguesa: Perspectivas históricas e contemporâneas, ISCSP, Lisboa, 14 e 15 de nov/ 2011.

RIBEIRO, P.P.A. (1998). A Difusão da Arquitetura Moderna em Minas – O arquiteto J.J. Coury em Uberlândia, Dissertação de Mestrado, EESC/USP, São Carlos.

SALGUEIRO, H. A. (1997). Engenheiro Aarão Reis: O Progresso como Missão. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.