Banner Portal
Inventario do patrimonio ferroviario
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Patrimônio industrial. Patrimônio ferroviário. Inventário. Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Cómo citar

GERIBELLO, Denise Fernandes. Inventario do patrimonio ferroviario. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 1–13, 2011. DOI: 10.20396/urbana.v3i1.8635123. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635123. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

Tendo em vista a importância do inventário para a preservação e gestão do patrimônio ferroviário, este artigo faz uma reflexão sobre o ato de inventariar e apresenta o inventário integrante da pesquisa de mestrado Habitar o Patrimônio Cultural: o caso do ramal ferroviário Anhumas - Jaguariúna, desenvolvida no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. A pesquisa tem como objeto de estudo o trecho da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro entre as Estações Anhumas e Jaguariúna, localizado nos municípios de Campinas e Jaguariúna, Estado de São Paulo. O seguinte texto aborda tanto questões gerais a respeito do inventário do patrimônio cultural quanto especificidades do patrimônio material ferroviário.
https://doi.org/10.20396/urbana.v3i1.8635123
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABPF Boletim, Dez., 2003, n. 10

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BOLETIM da União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana, Dez., 1992.

KÜHL, Beatriz M. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.

MATOS, Odilon N. Café e Ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1981.

RELATÓRIOS da Directoria da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro para a Assemblea Geral de 1920 a 1945.

RIBEIRO, Suzana Barreto. Na linha da preservação: o leito férreo Campinas – Jaguariúna. Campinas: Direção Cultura, 2007.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.