Banner Portal
Inventario do patrimonio ferroviario
PDF

Palavras-chave

Patrimônio industrial. Patrimônio ferroviário. Inventário. Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Como Citar

GERIBELLO, Denise Fernandes. Inventario do patrimonio ferroviario. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 1–13, 2011. DOI: 10.20396/urbana.v3i1.8635123. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635123. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Tendo em vista a importância do inventário para a preservação e gestão do patrimônio ferroviário, este artigo faz uma reflexão sobre o ato de inventariar e apresenta o inventário integrante da pesquisa de mestrado Habitar o Patrimônio Cultural: o caso do ramal ferroviário Anhumas - Jaguariúna, desenvolvida no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. A pesquisa tem como objeto de estudo o trecho da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro entre as Estações Anhumas e Jaguariúna, localizado nos municípios de Campinas e Jaguariúna, Estado de São Paulo. O seguinte texto aborda tanto questões gerais a respeito do inventário do patrimônio cultural quanto especificidades do patrimônio material ferroviário.
https://doi.org/10.20396/urbana.v3i1.8635123
PDF

Referências

ABPF Boletim, Dez., 2003, n. 10

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BOLETIM da União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana, Dez., 1992.

KÜHL, Beatriz M. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.

MATOS, Odilon N. Café e Ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1981.

RELATÓRIOS da Directoria da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro para a Assemblea Geral de 1920 a 1945.

RIBEIRO, Suzana Barreto. Na linha da preservação: o leito férreo Campinas – Jaguariúna. Campinas: Direção Cultura, 2007.

URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.