Banner Portal
Edital de Chamada restrita para o Dossiê Temático 2024 da Zetetiké

Dossiê temático: Lesson Study/estudos de aula no ensino de matemática e na formação de professores.

Editores convidados: Adriana Richit (UFFS), Dario Fiorentini (Unicamp) e Regina Pina (UnB).

O Lesson Study (LS), originário do Japão no final do século XIX, tornou-se um processo relevante de aprendizagem docente e de desenvolvimento profissional de professores centrado na prática letiva de sala de aula, tendo por base o estudo e a reflexão/investigação colaborativa com outros professores parceiros sobre essa prática. Esse processo alcançou visibilidade no Ocidente, em torno do ano 2.000, e desde então educadores e pesquisadores passaram a desenvolver experiências e pesquisas para explorar as possibilidades dessa abordagem a fim de incrementar as práticas profissionais dos professores e a qualidade da aprendizagem de seus alunos. Atualmente, o LS vem ganhando interesse e espaço em diversos países da América, Europa e África, além de países da Ásia e do Sudeste Asiático. Assim, vem se destacando no cenário internacional como uma promissora abordagem de desenvolvimento profissional de professores em distintos domínios do conhecimento e de níveis de ensino.

A introdução do LS na América Latina e no Brasil é mais recente, mais precisamente nos últimos 15 anos, e já podemos contar com uma significativa produção de estudos e investigações acerca de experiência de sua utilização na formação inicial  de professores de matemática e, principalmente, na formação continuada. Isso motivou que a UnB e a Unicamp organizassem, em 2021, o I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (I SILSEM) e, em 2023, o II SILSEM, envolvendo também a parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O II SILSEM, em suas palestras, principalmente nas diferentes mesas redondas e Rodas de Conversa, possibilitou que pesquisadores de diversas partes do mundo apresentassem e discutissem experiências de LS, evidenciando múltiplas formas de apropriação e adaptação cultural do Lesson Study às necessidades e culturas locais. Essa apropriação deu origem também a outras denominações ou versões de LS como, por exemplo: Estudo da aula; estudio de clases; Lesson Study Híbrido, pesquisa de aula, entre outras.

Em face da riqueza dessas apresentações e discussões durante o II SILSEM, os organizadores e o comitê científico deste evento sugeriram a publicação de um dossiê temático de artigos sobre Lesson Study/estudos de aula no ensino de matemática e na formação de professores, priorizando as contribuições dos palestrantes e de expositores de Mesa Redonda e de Roda de Conversa do II SILSEM. A proposta deste Dossiê temático foi aceita pela revista Zetetiké (Unicamp), Qualis A2.

O objetivo deste número especial, portanto, é reunir um conjunto de artigos, frutos de sistematização de trabalhos apresentados como Palestra, Mesa Redonda e Roda de Conversa e que tem como objeto de estudo e problematização as múltiplas experiências de uso e apropriação ou adaptação cultural do Lesson Study Global no ensino de matemática e na formação de professores, em diversos contextos e realidades ao redor do mundo.

Os artigos a serem submetidos podem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol, sendo a língua inglesa obrigatória. Portanto, os artigos redigidos e  submetidos em língua portuguesa ou espanhola, após serem aprovados, devem ser traduzidos para o Inglês, ficando o custo desta tradução por conta dos autores que podem utilizar as tradutoras indicadas pela Zetetiké.

Os artigos devem estar em conformidade com as normas APA e com as normas da                              revista                          disponíveis                                                    em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/about/submissions, no formato definido pelo Template da Zetetiké, incluindo também o termo de originalidade.

As contribuições devem ser enviadas pelo sistema de submissão da revista:

http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike

Cronograma para a publicação do Dossiê Temático sobre LS:
  1. Submissão da primeira versão do artigo na plataforma da revista: até 30 de abril de 2024 (não haverá prorrogação).
  2. Período de avaliação duplo-cega por pares: 15 de março até 15 de maio de 2024
  3. Retorno das avaliações aos autores: até 30 de maio de
  4. Envio da versão final do artigo aprovado: até 15 de junho de
  5. Publicação do dossiê (número temático): a partir de maio de 2024, em fluxo contínuo.

A dinâmica de avaliação dos artigos será mediante apreciação duplo-cega por pares. Cada artigo será avaliado por dois avaliadores ad-hoc. Os editores convidados (organizadores deste dossiê temático) emitirão a decisão editorial, tendo por base os pareceres ad-hoc. Os autores, com decisão editorial de aceite condicional para publicação do artigo, terão até 25 dias para enviar as versões revisadas, atendendo às sugestões e recomendações dos pareceristas, e também sua tradução para o Inglês, caso tenham sido submetidos originalmente em língua portuguesa ou espanhola.

Reiteramos que a revista Zetetiké adota o sistema de publicação contínua (rolling pass). O sumário completo do Dossiê temático será publicado mediante uma Apresentação elaborada pelos editores convidados, conjuntamente à publicação do último artigo que integra o volume temático.

Os editores convidados.

______________________________________________________________________________________________________

Convocatoria restringida de propuestas para el Dossier Temático 2024 de Zetetiké

 

Dossier temático: Lesson Study/estudios de aula en la enseñanza de matemáticas y en la formación de profesores.

Editores invitados: Adriana Richit (UFFS), Dario Fiorentini (Unicamp) y Regina Pina (UnB).

El Lesson Study (LS), que se originó en Japón a finales del siglo XIX, se ha convertido en un proceso relevante para el aprendizaje y el desarrollo profesional del profesorado centrado en la práctica docente en el aula, basado en el estudio colaborativo y la reflexión/investigación con otros profesores asociados sobre dicha práctica. Este proceso cobró relevancia en Occidente alrededor del año 2000, y desde entonces educadores e investigadores han comenzado a desarrollar experimentos e investigaciones para explorar las posibilidades de este enfoque con el fin de mejorar las prácticas profesionales de los profesores y la calidad del aprendizaje de sus alumnos. En la actualidad, el LS está ganando interés y espacio en diversos países de América, Europa y África, así como en países de Asia y del Sudeste Asiático. De este modo, se está destacando en la escena internacional como un enfoque prometedor para el desarrollo profesional de los profesores en diferentes áreas de conocimiento y niveles de enseñanza.

La introducción de LS en América Latina y Brasil es más reciente, más precisamente en los últimos 15 años, y ya podemos contar con una importante producción de estudios e investigaciones sobre la experiencia de su uso en la formación inicial de profesores de matemáticas y, especialmente, en la formación continua. Esto motivó a la UnB y a la Unicamp a organizar el I Seminario Internacional de Lesson Study en la Enseñanza de la Matemática (I SILSEM) en 2021 y el II SILSEM en 2023, involucrando también una asociación con la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS).

 

El II SILSEM, en sus conferencias, principalmente en las diferentes mesas redondas y en las Ruedas de Conversación, permitió que investigadores de diversas partes del mundo presentaran y discutieran experiencias de LS, evidenciando múltiples formas de apropiación y adaptación cultural del Lesson Study a las necesidades y culturas locales. Esta apropiación también dio origen a otras denominaciones o versiones del LS, como, por ejemplo: Estudio de aula; estudio de clases; Lesson Study Híbrido, investigación de aula, entre otras.

Dada la riqueza de estas presentaciones y discusiones durante el II SILSEM, los organizadores y el comité científico de este evento sugirieron la publicación de un dossier temático de artículos sobre el Lesson Study/Estudio de Lecciones en la enseñanza de las matemáticas y en la formación de profesores, priorizando las contribuciones de los ponentes y expositores de las Mesas Redondas y Conversaciones del II SILSEM. La propuesta de este dossier temático fue aceptada por la revista Zetetiké (Unicamp), Qualis A2.

El objetivo de este Dossier, por lo tanto, es reunir un conjunto de no más de 15 artículos, resultado de la sistematización de trabajos presentados como Conferencias, Mesas Redondas y Conversatorios, cuyo objeto de estudio y problematización son las múltiples experiencias de uso y apropiación o adaptación cultural del Lesson Study Global en la enseñanza de las matemáticas y en la formación de profesores, en diferentes contextos y realidades alrededor del mundo.

Los artículos propuestos pueden ser escritos en portugués, inglés o español, siendo el inglés obligatorio. Por lo tanto, los artículos escritos y enviados en portugués o español, una vez aprobados, deberán ser traducidos al inglés, siendo el coste de esta traducción a cargo de los autores, que podrán recurrir a los traductores indicados por Zetetiké.

Los artículos deben cumplir las normas APA y las normas de la revista disponibles       en:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/about/submissions, en el formato definido por la Plantilla Zetetiké, incluida la declaración de originalidad.

Las contribuciones deben enviarse a través del sistema de envío de la revista: enlace: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike

 

Calendario de publicación del Dossier Temático sobre LS:
  1. Envío de la primera versión del artículo en la plataforma de la revista: antes del 30 de abril de 2024 (no habrá prórroga).
  2. Periodo de revisión por pares doble ciego: hasta el 15 de mayo de
  3. Devolución de las evaluaciones a los autores: hasta el 30 de mayo de
  4. Envío de la versión final del artículo aprobado: hasta el 15 de junio de
  5. Publicación del dossier (número temático): a partir de mayo de 2024, de forma continuada.

Los artículos se evaluarán mediante revisión por pares a doble ciego. Cada artículo será evaluado por dos evaluadores ad-hoc. Los editores invitados (organizadores de este dossier temático) emitirán la decisión editorial, basándose en las opiniones ad-hoc. Los autores que reciban una decisión editorial de aceptación condicional para la publicación del artículo dispondrán de hasta 25 días para enviar las versiones revisadas, teniendo en cuenta las sugerencias y recomendaciones de los revisores, así como su traducción al inglés, si se presentaron originalmente en portugués o español.

Reiteramos que Zetetiké adopta un sistema de publicación por pases. El resumen completo del Dossier temático se publicará en una presentación preparada por los editores invitados, junto con la publicación del último artículo del volumen temático.

Los editores invitados.