O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, conforme Termo de originalidade.
  • O Template foi utilizado.
  • As normas descritas em Diretrizes para Autores foram respeitadas.
  • Todos os metadados foram preenchidos corretamente, especialmente os do campo Indexação (Passo 3).
  • Foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID.

Diretrizes para Autores

Instruções e normas para submissão de Trabalhos à Zetetiké, a partir de junho de 2018

1. Sobre a proposta de texto

A Zetetiké é uma publicação institucional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (em parceria editorial com a Universidade Federal Fluminense – UFF), tendo como objetivo contribuir, de um lado, para o desenvolvimento da pesquisa na Área da Educação Matemática e, de outro, para a formação de pesquisadores dessa Área, mediante intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.

A Revista recebe textos para publicação na modalidade artigo (sob demanda regular), artigo-entrevista, artigo para dossiê temático, e resenha. Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol devendo ter sido formatado conforme Template (disponível na página da Zetetiké) e revisados pelos(as) autores(as) de acordo com a APA internacional e as normas ortográficas e gramaticais da língua na qual foi redigido.

O título do artigo ou resenha (em português ou espanhol e em inglês) deve ser conciso (no máximo 12 palavras) e especificar claramente o assunto tratado.

O resumo deve ser escrito em português (ou espanhol) e necessariamente em inglês, contendo entre 500 e 1.000 caracteres com espaços, explicitando o tema ou problema geral do estudo, objetivos, metodologia (incluindo material e processo de análise) e principais resultados/conclusões. Os resumos devem ser escritos em espaço simples, em fonte Times New Roman (10) e em um único parágrafo.

As palavras-chave devem ser no mínimo três e no máximo quatro, em fonte Times New Roman (10), separadas por “;” e escritas em português (ou espanhol) e necessariamente em Inglês (Keywords).

O texto para a modalidade artigo deve ter entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaços, incluindo resumos em português e inglês, notas de rodapé e referências bibliográficas.

A modalidade artigo-entrevista, além de seguir as mesmas normas dos artigos, o(s) autor(es) deve(m), antes de apresentar a entrevista, fazer uma introdução na qual apresente e discuta a vida e a obra do entrevistado (que pode ser brasileiro ou estrangeiro), destacando: a contribuição do entrevistado à área da Educação Matemática; o objetivo da entrevista; e o modo como a entrevista foi realizada. Em consonância com a Resolução nº 510/2016 do CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa), as entrevistas submetidas à Zetetiké deverão conter como anexo, o Termo de Consentimento de Entrevistas adaptado, visando isentar a Zetetiké de problemas futuros. Sendo assim, o interessado em submeter trabalho na Seção artigo-entrevista deverá baixar o arquivo do termo aqui, preenchê-lo, assinar, digitalizá-lo e anexá-lo no 4° passo da submissão, em "Documentos Suplementares", no ato da submissão do trabalho.

A modalidade resenha (sobre um livro, dissertação ou tese) é mais concisa que os artigos e não necessitam de resumo. Seu tamanho deve ter entre 5.000 e 12.000 caracteres com espaços. O Template também deve ser utilizado nessa modalidade.

A modalidade de artigo para dossiê temático estará disponível no período de chamada que é realizado uma vez em cada ano.

A Zetetiké utiliza o sistema de gestão eletrônica e publicação de periódicos acadêmico-científicos. Assim, todo o processo de submissão, avaliação e editoração é realizado por este sistema, não sendo aceitos textos enviados por e-mail, fora deste sistema.

A Zetetiké declara que os conceitos e posicionamentos expressos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) não refletindo, necessariamente, a posição do Comitê Editorial. Bem como informa que o tratamento ético das pesquisas nas quais, porventura, baseiam-se os textos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

2. Cadastro no ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da Zetetiké tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador. Para maiores detalhes sobre o cadastro, clique aqui.

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register

Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro.

3. Carta de originalidade

A cada submissão, uma declaração deve ser enviada com a assinatura de todos os autores, atestando que o manuscrito é original. 

A carta deve ser baixada em: "Declaração de Originalidade", assinada, digitalizada e inserida no 4° passo da submissão, em "Documentos Suplementares", no ato da submissão do trabalho. 

Excepcionalmente, poderá ser aceito trabalho, cuja versão inicial e parcial tenha sido apresentada em congresso nacional ou internacional. Neste caso, recomenda-se que o autor coloque uma nota no campo de Observações na declaração citada, indicando que “uma versão preliminar e parcial do trabalho foi apresentada no Congresso XXX”, pois é esperado que o autor, a partir da apresentação e discussão de seu trabalho em um evento, o tenha melhorado, aprofundado e ampliado, agregando novas contribuições.

4. Normas procedimentos para submissão

O uso do Template é obrigatório. Para obter o Template, clique aqui. O envio dos originais deve ser feito respeitando as etapas do sistema. Siga as instruções clicando em submissão passo a passo. Caso não tenha ainda cadastro como autor, cadastre-se primeiro, conforme orientações em cadastro passo a passo.

A partir de 2015, a Zetetiké, tendo em vista seu processo de internacionalização, passou a adotar as normas técnicas da APA (American Psychological Association) para a formatação das referências. A seguir, descrevemos apenas o formato das referências mais comuns. Para os autores que não conhecem essas normas ou tenham dúvidas, sugerimos consultar alguns sites que divulgam essas normas como, por exemplo: http://www.apastyle.org/ (da própria APA). Esses exemplos encontram-se também no Template.

Referências no corpo do texto: Usa-se apenas o sobrenome do autor, nunca em caixa alta, seguido da data. Exemplo: Castro (2015) ou (Castro, 2015). Se houver citação direta ou literal, (menos de 40 palavras) escrevê-la entre aspas e acrescentar após a data ou da citação a página de onde foi retirada a citação. Exemplo: Castro (2015, p. 34) ou (Castro, 2015, p. 34). 

Quando se faz uma transcrição textual longa de uma obra (mais de 40 palavras), esta deve ser inserida separadamente, sem aspas, em parágrafo único e deslocado 2,5 cm para dentro em relação à margem esquerda, em espaço 1, New Times Roman 11, e seguidas, entre parênteses, pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) do referido texto, ano de publicação e página do texto citado.

Citações com menos de seis autores, todos os autores, separados por vírgula, devem ser referenciados na primeira vez que citar a fonte. Nas demais vezes, referenciar apenas o primeiro autor e, a seguir, a expressão “et al.”. Exemplo: 1ª vez: (Freire, Borges, Gil, Cassol & Brito; 2007); demais vezes: (Freire et al., 2007). Citações com mais de cinco autores, referenciar apenas o primeiro autor, e, a seguir, a expressão “et al.” e a data da publicação. Nas referências finais do texto, citar todos os autores.

Caso um autor tenha duas publicações no mesmo ano, acrescentar logo após o ano as letras “a” e “b” para diferenciar as publicações. Exemplo: (Burke, 2002a) e (Burke, 2002b).

Autores espanhóis com dois sobrenomes, usar os dois sobrenomes, começando pelo penúltimo. Exemplo: Viñao Frago (2007) é a forma de citar a publicação de Antonio Viñao Frago publicada em 2007.

Agradecimentos: Inserir no final do texto e antes das Referências os agradecimentos a agências de fomento ou a colaboradores. Ou seja, não colocar esses agradecimentos como nota de rodapé da primeira página.

Referências completas ao final do texto: A listagem das referências deve ser colocada por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores e, a seguir, por ordem cronológica (no caso de um mesmo autor ter mais de uma obra). Em cada referência, a primeira linha não tem recuo e as demais um avanço para a direita de 0,75 cm.

Referência a artigos em periódicos científicos devem ter a seguinte ordem: Sobrenome(s) do(s) autor(es), e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por &. (data da publicação entre parênteses). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume (número), página inicial-página final. Exemplos:

Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7(2), 33-115.

Showers, B., Joyce, B. & Bennett, B. (1987). Synthesis of research on staff development: A framework for future study and a state-of-the-art analysis. Educational Leadership, 44(3), 77–87.

Referência a livro integral (não organizado) deve ter a seguinte ordem: Sobrenome(s) do(s) autor(es), e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por &. (data da publicação entre parênteses). Título do livro em itálico. Cidade: Editora. Exemplo:

Cochran-Smith, M., & Lytle, S. L. (2009). Inquiry as stance: practitioner research for the next generation. New York: Teacher College Press.

Referência a capítulo de livro (organizado ou editado) deve obedecer a seguinte ordem: Sobrenome(s) do(s) autor(es) do capítulo, e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por &. (data da publicação entre parênteses). Título do capítulo (sem itálico), In nome dos editores ou organizadores do livro, começando pelas iniciais do(s) nome(s) e, a seguir, o sobrenome completo de cada um. Título do livro em itálico (pp. página inicial-final do capítulo). Cidade: Editora. Exemplo:

Jaworski, B. (2011). Situating Mathematics Teacher Education in a Global Context. In N. Bednarz, D. Fiorentini & R. Huang (Eds.), International Approaches to Professional Development for Mathematics Teachers: Explorations of innovative approaches to the professional development of math teachers from around the world (pp. 2-50). Ottawa: University of Ottawa Press.

Jiménez Espinosa, A., & Fiorentini, D. (2005). (Re)significação e reciprocidade de saberes e práticas no encontro de professores de matemática da escola e da universidade. In D. Fiorentini & A. M. Nacarato (Orgs.), Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática (pp. 152-174). São Paulo: Musa Editora.

Referências a publicações disponíveis na Internet (on-line):

Se a publicação é de um periódico científico on-line, o formato é o mesmo de um artigo científico, acrescentando, ao final, “Disponível em: endereço eletrônico do periódico”. Exemplo:

Barbosa, G.S. & Magina, S.M.P. (2011). Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetiké, 22 (41), 9-30. Disponível em:  https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/issue/view/298.

Se a publicação (trabalho publicado em anais de evento, dissertação ou tese, por exemplo) foi obtida a partir de um site ou portal, é necessário informar, além do site, a data de acesso ao trabalho.  Por exemplo:

Fiorentini, D. (2002). Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-17). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Retirado em 15 de março,2015, de: http://25reuniao.anped.org.br/encomendados/mapeamentobalancogt19.doc

As referências a monografias (TCC), dissertações e teses devem seguir a seguinte ordem: Sobrenome do autor, iniciais do nome do autor, seguidas de ponto, (data da publicação entre parênteses). Título do trabalho em itálico. (TCC ou dissertação de mestrado ou tese de doutorado em Educação ou Ensino ou...). Cidade: Editora ou Instituição. Exemplo:

Melo, J. R. (2010). A Formação do Formador de Professores de Matemática no Contexto das mudanças curriculares. Tese de Doutorado em Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Retirado em 15 de março, 2015, de http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000767362.

Para citar duas ou mais referências de um ou mais autores é necessário repetir a indicação, sem fazer uso de travessão seguido de ponto. Exemplo:

Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S.  (1989). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Para citar legislação, considere, o exemplo:

Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. (1968). Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.

Para citar uma instituição governamental como autor, considere, os exemplos:

Ministério da Educação (MEC). (2002). Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2010). APCN – 2010. Aplicativo para Propostas de Cursos Novos. CAPES: Brasília.

Reforçamos que a não observância às instruções aqui contidas podem implicar na imediata recusa do texto.

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