Banner Portal

Notícias

Edital de Chamada restrita para o Dossiê Temático 2024 da Zetetiké

abril 9, 2024

Dossiê temático: Lesson Study/estudos de aula no ensino de matemática e na formação de professores.

Editores convidados: Adriana Richit (UFFS), Dario Fiorentini (Unicamp) e Regina Pina (UnB).

O Lesson Study (LS), originário do Japão no final do século XIX, tornou-se um processo relevante de aprendizagem docente e de desenvolvimento profissional de professores centrado na prática letiva de sala de aula, tendo por base o estudo e a reflexão/investigação colaborativa com outros professores parceiros sobre essa prática. Esse processo alcançou visibilidade no Ocidente, em torno do ano 2.000, e desde então educadores e pesquisadores passaram a desenvolver experiências e pesquisas para explorar as possibilidades dessa abordagem a fim de incrementar as práticas profissionais dos professores e a qualidade da aprendizagem de seus alunos. Atualmente, o LS vem ganhando interesse e espaço em diversos países da América, Europa e África, além de países da Ásia e do Sudeste Asiático. Assim, vem se destacando no cenário internacional como uma promissora abordagem de desenvolvimento profissional de professores em distintos domínios do conhecimento e de níveis de ensino.

Saiba mais sobre Edital de Chamada restrita para o Dossiê Temático 2024 da Zetetiké