Banner Portal
Sensibilização da audição e educação sonora nos exercícios de limpeza de ouvidos
PDF

Palavras-chave

Educação sonora
Ciências
Tecnologia
Cultura
Paulo Freire

Como Citar

MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Sensibilização da audição e educação sonora nos exercícios de limpeza de ouvidos: uma incursão na educação matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 151–180, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i42.8646570. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646570. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

O ensino de acústica tem se caracterizado por um modo bancário que pouco contribui para o ideal de formação de cidadãos capazes de entender e atuar na melhoria das paisagens sonoras dos ambientes nos quais convivem. Igualmente distante do mundo da cultura sonora e musical, da tecnologia de áudio e do ambiente acústico, em nada se alinha com o esforço cada vez mais crescente de sensibilização da escuta e da educação sonora, protagonizado pelo educador canadense Prof. Raymond Murray Schafer. No intuito de trazer elementos para a reflexão em torno de como a matemática pode constituir-se enquanto linguagem a concorrer para a educação sonora, desenvolvemos, num modo dialógico problematizador do mundo tecnológico e cultural, uma ação de pesquisa e ensino com licenciandos em matemática da UNEMAT de Barra do Bugres que apontou para a viabilidade da formação de consciências que se coloquem a serviço da melhoria dos ambientes acústicos, na modificação das paisagens nas quais vivemos e que somos corresponsáveis. No presente artigo, apresentamos uma das atividades desenvolvidas durante a pesquisa.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i42.8646570
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

FREIRE, P. R. N. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970 [1987]. 184 p. (Coleção O Mundo Hoje, v. 21).

MONTEIRO JÚNIOR, F. N. Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura. 2012. 315 ff. il. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru-SP, 2012. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=507#. Acesso em: 16 out. 2012.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo - uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. 2. ed. Tradução de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, Magda R. G. da Silva e Maria Pascoal. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.