Banner Portal
Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3º ano
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Representações
Prática
Ações dos professores
Tarefas

Como Citar

VELEZ, Isabel; SERRAZINA , Maria de Lurdes; PONTE, João Pedro Mendes da. Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3º ano. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019022, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8650678. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650678. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo analisamos a prática de dois professores do 3.º ano, Carla e Ricardo, para compreender como se caracterizam as suas ações no que respeita à forma como exploram uma tarefa na sala de aula, às maneiras como questionam os alunos e as representações que os docentes privilegiam no decorrer do trabalho. Os dados foram recolhidos por observação participante suportada por gravação áudio e vídeo, sendo analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a ação de informar surge mais frequentemente e está associada a perguntas de focalização retórica e/ou de confirmação fechada, enquanto a ação de desafiar, menos comum, está associada ao questionamento através de perguntas de inquirição. Com o intuito de promover a utilização das representações por parte dos alunos, os professores adaptam as suas ações e o tipo de questionamento que utilizam de forma a promover (i) a utilização e transformação da representação escolhida e (ii) a reflexão dos alunos relativamente aos aspetos mais relevantes da tarefa.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8650678
PORTUGUÊS

Referências

Acevedo Nistal, A., Dooren, W. V., Clarebout, G., Elen, J., & Verschaffel, L. (2009). Conceptualizing, investigating and stimulating representational flexibility in mathematical problem solving and learning. ZDM Mathematics Education, 41(5), 627–636.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Boaler, J., & Brodie, K. (2004). The importance of depth and breadth in the analyses of teaching: A framework for analyzing teacher questions. Proceedings of the 26th Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Toronto, Ontario, Canada.

Bishop, A., & Goffree, F. (1986). Classroom organization and dynamics. In B. Christiansen, A. G. Howson & M. Otte (Eds.), Perspectives on mathematics education (pp. 309-365). Dordrecht: D. Reidel.

Blosser, P.E. (1975). How to ask the right questions. Washington DC: National Science Teachers Association.

Bruner, J. (1999). Para uma teoria da educação. Lisboa: Relógio d’Água.

Duval, R. (2006). A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, 61, 103–131.

Goldin, G. (2000). Representational systems, learning, and problem solving in mathematics. Journal of Mathematical Behavior, 17(2), 137-165.

Goldin, G. (2008). Perspectives on representation in mathematical learning and problem solving. In L. English (Ed.), Handbook of international research in mathematics education (pp. 178-203). New York, NY: Routledge.

Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas.

Mason, J. (2000). Asking mathematical questions mathematically. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 31(1), 97-111.

McClain, K. (2000). An analysis of the teachers’ role in supporting the emergence of symbolizations in one first-grade classroom. Journal of Mathematical Behavior, 19, 189-207.

Merriam, S. B. (1988). Case study research in education: A qualitative approach. CA; Jossey Bass.

Moyer, P. S., & Milewicz E. (2002). Learning to question: categories of questioning used by preservice teachers during diagnostic mathematics interviews. Journal of Mathematics Teacher Education, 5, 293-315.

NCTM (2000). Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM.

Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.

Ponte, J.P., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2013). Ações do professor na condução de discussões matemáticas. Quadrante, 22(2), 55-82.

Ponte, J. P., & Serrazina, M. L. (2000). Didáctica da Matemática, 1.º ciclo. Lisboa: Universidade Aberta.

Purdum-Cassidy, B., Nesmith, S., Meyer, R. D., & Cooper, S. (2015). What are they asking? An analysis of the questions planned by prospective teachers when integrating literature in mathematics. Journal of Mathematics Teacher Education, 18, 79-99.

Stylianou, D. A. (2010). Teachers’ conceptions of representation in middle school mathematics. Journal of Mathematics Teacher Education, 13, 325-343.

Swan, M. (2007). The impact of task based professional development on teachers’ practices and beliefs: A design research study. Journal of Mathematics Teacher Education, 10, 217-237.

Thomas, N. D., Mulliganb, J. T., & Goldin, G. A. (2002). Children’s representation and structural development of the counting sequence 1–100. Journal of Mathematical Behavior, 21(1), 117-133.

Tripathi, P. N. (2008). Developing mathematical understanding through multiple representations. Mathematics Teaching in the Middle School, 13(8), 438-445.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.