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O ensino de funções polinomiais do 2º grau em uma perspectiva inclusiva
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Inclusão
Função polinomial do 2º Grau
Ensino de matemática
Deficiência visual

Como Citar

BRIM, Juliana de Fatima Holm; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SHIMAZAKI , Elsa Midori. O ensino de funções polinomiais do 2º grau em uma perspectiva inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019023, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8652522. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8652522. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar contribuições para o ensino de funções polinomiais do 2º grau na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência visual. O estudo desenvolvido e ora apresentado deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa com a abordagem estudo de caso. Após pesquisas e observações, realizou-se uma intervenção pedagógica em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de um colégio da rede pública de ensino no Estado do Paraná, que contava com uma aluna com deficiência visual. A intervenção pedagógica planejada e desenvolvida fundamentou-se na visão histórico-cultural acerca das pessoas com deficiência visual.  Foi efetuada uma avaliação antes e após a intervenção para a análise das possíveis melhoras na percepção conceitual apresentadas pelos alunos. Os resultados mostram que o uso de diferentes recursos metodológicos para o ensino da matemática contribui na apropriação dos conteúdos, comprovando que o ensino da matemática inclusiva é possível desde que haja adaptações adequadas.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8652522
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