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Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna
PORTUGUÊS

Palavras-chave

História do livro didático
Movimento da matemática moderna
Dom Ireneu Penna
Papy

Como Citar

DASSIE, B. A.; MORAIS, L. M. F. da C. de. Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019004, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654231. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654231. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado pela rede de relações que o historiador Robert Darnton apresenta para a constituição de um livro. Após uma nota biográfica sobre o autor dos impressos, explica-se o contexto educacional da época em que eles surgiram – final da década de 1960, durante o Movimento da Matemática Moderna. Segue-se a análise do nascimento dos impressos, cujo surgimento deve-se à insatisfação do autor quanto aos manuais escolares disponíveis e a uma admiração pela coleção de livros didáticos do matemático belga Papy. A análise documental das fontes encontradas no acervo pessoal de Dom Ireneu, principalmente, leva-nos à conclusão de que a concepção dos Apontamentos é a imbricação de uma conjuntura educacional e política, de um encantamento e de uma influência intelectual de Papy, de uma questão relacionada aos editores e de uma existência de leitores/usuários.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654231
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Referências

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