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Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática
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Palavras-chave

História da educação matemática

Como Citar

BOTH, Eliete Grasiela; FILLOS, Leoni Malinoski; MAIER, Lidiane Tania Ronsoni; LACERDA, Hannah Dora de Garcia e. Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019028, 2020. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654465. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654465. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

A tese de Morais (2017) tem como inspiração o livro Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino, publicado originalmente em 1979. A obra retrata a história da relação de um Leitor, o protagonista, e Ludmilla Vipiteno, a Leitora, em uma aventura clássica, no estilo romance policial, que se constitui, na verdade, em um jogo, quase dramático, entre escritor, narrador e leitor. A forma dada à obra se mostra inusitada devido à não-linearidade do texto, que mistura fluidez e cortes na narrativa, permitindo ao leitor a escolha de seu próprio percurso de leitura. Nessa perspectiva e tendo como pano de fundo a literatura, a tese de Morais se diferencia por apresentar um texto que foge dos cânones usuais que definem os trabalhos acadêmicos. A pesquisa teve por objetivo compreender e elaborar versões históricas de como ocorreu a formação dos professores que ensinavam Matemática no Rio Grande do Norte (RN), no período anterior e concomitante à criação dos quatro primeiros cursos superiores nessa área. Para tanto, o autor se vale de variadas perspectivas documentais e testemunhais, utilizando como metodologia a História Oral, a partir da produção e análise de 20 narrativas e documentos encontrados em acervos públicos e privados.

 

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654465
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Referências

Calvino, I. (1999). Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das letras, (tradução de Nilson Moulin).

Morais, M. B. (2017). Se um Viajante... Percursos e Histórias Sobre a Formação de Professores de Matemática no Rio Grande do Norte. Defendida em 17/02/2017. 1006f. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Retirado em 20 de novembro, 2018, de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/149971

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