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Sentidos atribuídos à Educação de Jovens e Adultos por licenciandos em Matemática
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Palavras-chave

Perspectiva Histórico-Cultural
Educação de Jovens e Adultos
Sentidos e significados
Formação de professores de matemática

Como Citar

MEDRADO, Jackelyne de Souza; NARDI, Roberto; DIAS, Marisa da Silva. Sentidos atribuídos à Educação de Jovens e Adultos por licenciandos em Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019030, 2020. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8655005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655005. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, apresentar os sentidos produzidos por licenciandos em Matemática, relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob a ótica da Perspectiva Histórico-Cultural, particularmente, dos conceitos de sentido e significado abordados por Vygotsky. Os procedimentos metodológicos foram pautados na ideia dos Núcleos de Significação para apreensão de sentidos e significados constituídos pelo sujeito frente a sua realidade. Os dados foram constituídos por meio de questionários abertos. Foram identificados, por meio da análise, quatro núcleos de significação: status de inferiorização da EJA, reflexos dos documentos legais e de aproximações com a EJA, a EJA e o sistema socioeconômico e a EJA como direito. Elucida-se a necessidade de refletir a temática em questão nos cursos de formação de professores, pois as condições criadas neste contexto não têm sido suficientes para que o licenciado se aproprie dos significados sobre a EJA e o ensino nesta modalidade.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8655005
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