Banner Portal
Professores de matemática em formação inicial
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Avaliação
Formação inicial de professores de Matemática
Atividade pedagógica
Planejamento

Como Citar

SILVA, Maria Marta da; CEDRO, Wellington Lima. Professores de matemática em formação inicial: o papel da avaliação na atividade pedagógic. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8664239. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8664239. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

 

O objetivo desse artigo é investigar como professores de Matemática em formação inicial se apropriaram da avaliação como elemento da atividade pedagógica. As discussões se sustentaram nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. A opção metodológica foi o experimento formativo, o mesmo perdurou um ano letivo. Os sujeitos eram dez alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado da Licenciatura de Matemática. Destaca-se que os professores em formação dão indícios de apreensão da avaliação como aspecto constituinte da atividade pedagógica. Os sujeitos também compreendem que a avaliação está presente na interdependência entre planejamento e conteúdo. Igualmente a reconhecem na relação entre os processos de ensino e aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8664239
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Abrantes, P. (2005). Avaliação e Educação matemática. Série Reflexões em Educação Matemática - vol. I. Rio de Janeiro: GEPEM.

Basso, I. S. (1994). As condições subjetivas e objetivas do trabalho docente: um estudo a partir do ensino de história. Tese de doutorado em Educação. Campinas: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Bostic, J., Krupa, E., & Shih, J. (Eds.). (2019). Assessment in Mathematics Education: Contexts Theoretical Frameworks and New Directions. New York: routledge.

Buriasco, R. L. C. (2003). Avaliação matemática: uma perspectiva. Anais do II seminário internacional de pesquisa em educação matemática. Santos: SBEM.

Buriasco, R. L. C. (2008). Avaliação e educação matemática. Recife: SBEM.

Carvalho, C. (2005). Comunicação e interações sociais nas aulas de Matemática. In: C. Lopes & A. Nacarato (Orgs.). Escritas e leituras na Educação Matemática (pp.15-34). Belo Horizonte: Autêntica.

Davidov, V. V., & Markova. A. (1987). El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In M. Shuare (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS: antología. Moscu: progreso.

Fini, L. D. T., Oliveira, G. C., Sisto, F. F., Souza, M. T. C. C., & Brenelli, R. P. (2009). Avaliação escrita de matemática: em busca de explicação. Zetetike, 4(2, 25-43. https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646737

Hoffmann, J. (2003). Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a universidade. Porto Alegre: Mediação.

Lauschner, J., & Cruz, R. C. (2012). Provinha Brasil, o que é? Por que? Unoesc & Ciência – ACHS, , 3(1), 7-14.

Libâneo, J. (2003). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez.

Luckesi, C. C. (2002). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez.

Luckesi, C. C (1996). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 4. ed. São Paulo: Cortez.

Moraes, S. P. G. (2008). Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática. Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Moura, M. (org.). (2016). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas: Autores associados.

Moura, M. O., Araújo, E. S., Ribeiro, F. D., Panossian, M. L., & Moretti, V. D. (2016). A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: M. O. Moura (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas: Autores associados.

Niss, M. (ed.) (1993). Investigations into assessment in mathematics education. Dordrecht: Kluwer academic publishers.

Ortigão, M., & Santos, J. (Orgs.) (2020). Avaliação e educação matemática: pesquisas e delineamentos. Brasilia: SBEM.

Santos, S. (2005). Explorações da linguagem escrita nas aulas de Matemática. In: C. Lopes & A. Nacarato (Orgs.). Escritas e leituras na Educação Matemática (pp.127-141). Belo Horizonte: Autêntica.

Santos, V. M. P. (1997). Avaliação de aprendizagem e raciocínio em Matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: Projeto Fundão - Instituto de Matemática/UFRJ.

Silva, M. M. (2018). A apropriação dos aspectos constituintes da Atividade Pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese de Doutorado em Educação Ciências e Matemática. Goiânia: Universidade Federal de Goiás.

Silver, E. A., & Mills, V. L. (2018). A Fresh Look at Formative Assessment in Mathematics Teaching. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.

Vasconcellos, C. S. (1993). Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad.

Vasconcellos, C. S. (1995). Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad.

Vigotski, L. S. (1993). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.