Banner Portal
Proposição de problemas e pensamento criativo na aula de matemática
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Criatividade
Proposição de problemas
Ensino de matemática

Como Citar

VIEIRA, Gilberto; POSSAMAI, Janaína Poffo; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Proposição de problemas e pensamento criativo na aula de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023021, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8671869. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8671869. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

A proposição de problemas tem sido considerada uma atividade cognitivamente exigente, com potencial para o desenvolvimento e a avaliação do pensamento crítico e criativo. Em sala de aula é considerada umas das formas autênticas de investigação matemática em que os estudantes têm a possibilidade de associar suas vivências, interesses e conhecimentos na criação dos problemas. Contribuindo com essa vertente de pesquisa, este artigo tem como objetivo discutir potencialidades da proposição de problemas para o desenvolvimento do pensamento criativo nas aulas de Matemática. Em particular, este estudo, de natureza qualitativa, se propõe a analisar uma atividade de proposição de problemas realizada junto a uma turma de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que a proposição de problemas tem expressivo potencial para o desenvolvimento da criatividade, além de possibilitar que as crianças atribuam significado e analisem criticamente os dados, relacionando suas experiências, seus conhecimentos e interesses.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671869
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Allevato, N. S. G., & Onuchic, L. R. (2021). Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: L. R. Onuchic, N. S. G. Allevato, F. C. H. Noguti & A. M. Justulin. (Orgs.), Resolução de Problemas: teoria e prática. (2a. ed., pp. 40-62). Jundiaí: Paco.

Allevato, N. S. G., & Possamai, J. P. (2022). Proposição de Problemas: possibilidades e relações com o trabalho através da Resolução de Problemas. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 153-172. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.817

Amado, J., & Freire, I. (2014). Estudo de caso na investigação em Educação. In: Amado, J. (Ed.), Manual de Investigação qualitativa em educação (2ª. ed., pp. 121-144). Universidade de Coimbra.

Ayvaz, Ü., & Durmus, S. (2021). Fostering mathematical creativity with problem posing activities: an action research with gifted students. Thinking Skills and Creativity, 40, 1-17.

Bicer, A. (2021). A systematic literature review: Discipline-specific and general instructional practices fostering the mathematical creativity of students. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), 9(2), 252-281. https://doi.org/10.46328/ijemst.1254.

Bicer, A., Lee, Y., Perihan, C., Capraro, M. M., & Capraro, R. M. (2020). Considering mathematical creative self-efficacy with problem posing as a measure of mathematical creativity. Educational Studies in Mathematics 105, 457–485. https://doi.org/10.1007/s10649-020-09995-8.

Bonotto, C. (2013). Artifacts as sources for problem-posing activities. Educational Studies in Mathematics, 83, 37-55. https://doi.org/10.1007/s10649-012-9441-7.

Borba, M. C., Almeida, H. R. F. L. & Gracias, T. A. S. (2018). Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte, Autêntica.

Cai, J. (2022). What research says about teaching mathematics through problem posing. Éducation et Didactique, 16, 31-50. https://doi.org/10.4000/educationdidactique.10642.

Cai, J., & Hwang, S. (2020). Learning to teach through Mathematical Problem Posing: theoretical considerations, methodology, and directions for future research. international Journal of Educational Research, 102, 1-8. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.01.001.

Cai, J., & Leikin, R. (2020). Affect in mathematical problem posing: conceptualization, advances, and future directions for research. Educ Stud Math, 105, 287–301. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-020-10008-x.

Centurión, M. R., Teixeira, J. L. S., & Rodrigues, A. B. (2019). Porta Aberta para o Mundo: Matemática 1. São Paulo, FTD.

Ellerton, N. F. (1986). Children´s made-up mathematics problems – a new perspective on talented mathematicians. Educational Studies in Mathematics, 17, 261-271.

Gontijo, C. H. (2007). Criatividade em Matemática: um olhar sob a perspectiva de sistemas. Zetetiké, 15 (28), 153-172. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v15i28.8647029.

Gontijo, C. H., Carvalho, A. T., Fonseca, M. G., & Farias, M. P. (2019). Criatividade em Matemática: conceitos, metodologia e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

González, F. E. (1998). Metacognicion y tareas intelectualmente exigentes: el caso de la resolución de problemas matemáticos. Zetetiké, 6 (9), 59-73.

Haavold, P., Sriraman, B., Lee, KH. (2020). Creativity in Mathematics Education. In: Lerman, S. (eds) Encyclopedia of Mathematics Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_33.

Jesus, C. C. de, Cyrino, M. C. de C. T., & Oliveira, H. (2018). Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, 20(2), 21–46. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p21-46

Joklitschke, J., Baumanns, L., & Rott, B. (2019). The intersection of problem posing and creativity: a review. Proceedings of 11th International MCG Conference, (pp. 59-67). Hamburg, Germany. Retirado em 11 de dezembro, 2022, de: https://mathedidaktik.uni-koeln.de/fileadmin/home/baumanns/MCG2019_Joklitschke-Baumanns-Rott.pdf

Kauark, F. S., Manhães, F. C. & Medeiros, C. H. (2010). Metodologia da Pesquisa: Um guia prático. Itabuna: Via Litterarum.

King, F. J., Goodson, L., & Rohani, F. (2008). Higher Order Thinking Skills. Center for Advancement of Learning and Assessment.

Lester, F. & Cai, J. (2016). Can Mathematical Problem Solving Be Taught? Preliminary Answers from 30 Years of Research. In: P. Felmer, E. Pehkonen & J. Kilpatrick. Posing and Solving Mathematical Problems: Advances and New Perspectives. New York, Springer, 117-135.

Ministério da Educação. (2018). Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, versão completa.

NCTM. (2000). Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.

Possamai, J. P., & Allevato, N. S. G. (2022). Elaboração/Formulação/Proposição de Problemas em Matemática: percepções a partir de pesquisas envolvendo práticas de ensino. Educação Matemática Debate, 6(12), 1-28. https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a01.

Possamai, J. P., Allevato, N. S. G., & Strelow, S. B. (2023). Proposição de problemas nos anos iniciais: reflexões sobre elementos disparadores e prompt. Revista Paranaense de Educação Matemática, 12(27), 139–157. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.139-157.

Silver, E. A. (1994). Fostering creativity through instruction rich in mathematical problem solving and problem posing. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, 29(3), 75-80, 1994. https://doi.org/10.1007/s11858-997-0003-x.

Silver, E. A., & Cai, J. (1996). An analysis of arithmetic problem posing by middle school students. Journal for Research in Mathematics Education, 27(5), 521-539.

Stoyanova, E., & Ellerton, F. N. (1996). A Framework for Research into Students' Problem Posing in School Mathematics. Technology in Mathematics Education, Melbourne, 518-525.

Vieira, G., & Allevato, N. S. G. (2021). Resolução de problemas em Educação Matemática e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, 7(especial), e4001. https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5485.

Zhang, H., & Cai, J. (2021). Teaching mathematics through problem posing: insights from an analysis of teaching cases. ZDM Mathematics Education, 53, 961-973.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.