Banner Portal
Educação estatística propulsora da criatividade e da criticidade na infância
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Educação estatística
Pensamento criativo
Pensamento crítico
Prática docente

Como Citar

LOPES, Celi Espasandin; CORRÊA, Solange Aparecida. Educação estatística propulsora da criatividade e da criticidade na infância. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672080. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672080. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo, decorrente de uma dissertação de mestrado, é discutir a abordagem da Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a qual favorece o desenvolvimento da criatividade e da criticidade das crianças a partir da resolução de problemas reais. Argumenta-se que o professor tem um papel fundamental na formação dos estudantes, no que diz respeito a metodologias que destaquem o protagonismo deles e promovam a produção coletiva e colaborativa de conhecimento. Os resultados nos indicam que a formação do pensamento criativo e crítico está diretamente ligada a uma escola com princípios democráticos, em que o respeito à diversidade, o trabalho colaborativo e o diálogo sejam considerados na resolução de situações problemas reais.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672080
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Alencar, E., & Fleith, D. S. (2008). Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, 24(1), 59-66.

Alencar, E., Braga, N., & Marinho, C. (2017). Como desenvolver o potencial criador (12ª ed., pp. 19, 20, 31). Rio de Janeiro: Vozes.

Alonso Herrera, A. T., & Campirán Salazar, A. F. (Coords.). (2021). Pensamiento crítico em Iberoamérica: Teoria e intervención transdisciplinar. México: Editorial Torres.

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (Proposta preliminar. Terceira versão revista). Brasília: MEC. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf.

Buehring, R. S., & Grando, R. C. (2019). Pesquisas brasileiras em educação estatística na infância: suas contribuições para o campo de investigação e para a prática. REVEMAT, Florianópolis (SC), 14, 1-15. http://doi.org/105007/1981-1322.2019.e62836.

Burrill, G. F., Souza, L. de O., & Reston, E. (Eds.). (2023). Research on reasoning with data and statistical thinking: International perspectives. Switzerland: Springer Nature.

Carbonell, J. (2022). Prólogo. In Díez Gutiérrez, E. J., Pedagogia antifacista: construir uma pedagogia inclusiva, democrática y del bien común frente al auge del facismo y la xenofobia (pp. 7-9). Barcelona: Ediciones Octaedro.

Carvalho, T. C. M. (2021). Pensamiento crítico y creatividad: su confluência en el ámbito educativo. In: A. T. Alonso Herrera, & A. F. Campirán Salazar (Coords.) Pensamiento Crítico em Iberoamérica Teoria e intervención transdisciplinar. México: Editorial Torres Asociados.

Corrêa, S. A. (2019). A insubordinação criativa e o processo dialógico na educação estatística na infância. 189 p. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul], São Paulo.

Díez Gutiérrez, E. J. (2022). Pedagogia antifacista: construir uma pedagogia inclusiva, democrática y del bien común frente al auge del facismo y la xenofobia. Barcelona: Ediciones Octaedro.

Fisher, R. (2013). Diálogo creativo. Hablar para pensar en el aula (Trad. de Pablo Manzano Bernárdes). Madrid: Morata.

Fischer, S. C., & Spiker, V. A. (2000). A framework for critical thinking research and training. Report prepared for the U.S. Army Research Institute: Arlington.

Fleith, D. S. (2011). Desenvolvimento da criatividade na educação fundamental: teoria, pesquisa e prática. In S. M. Wechsler, & V. L. T. Souza (Eds.), Criatividade e aprendizagem. Caminhos e descobertas em perspectiva internacional (pp. 33-51). São Paulo: Loyola.

Fonseca, M. G., & Gontijo, C. H. (2021). Pensamento crítico e criativo em Matemática: uma abordagem a partir de problemas fechados e problemas abertos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, 14(34), 1-18. http://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12515.

Freire, P. (2015). Pedagogia da autonomia (52ª ed.). São Paulo: Paz & Terra.

Freire, P., Freire, A. M. A., & Oliveira, W. F. (2014). Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Paz & Terra.

Fróis, J. P. (2014). Introdução. In L. S. Vigotski, Imaginação e criatividade na infância (pp.VII - XV). São Paulo: Martins Fontes.

Gontijo, C. H. (2023). Estímulo do pensamento crítico e criativo em matemática: uma proposta de oficinas. Revista de Educação Pública, 32, 300–324.

Halpern, D. F. (1989). Thought and knowledge: An introduction to critical thinking. New Jersey, USA: Lawrence Erlbaum Associates.

Halpern, D. F. (2006). The nature and nurture of critical thinking. In R. Sternberg, H. Roediger III, & D. F. Halpern (Eds.), Critical thinking in psychology (pp. 1-14). Cambridge: Cambridge University Press.

Hooks, B. (2020). Ensinando pensamento crítico: sabedoria e prática. São Paulo/SP: Elefante.

Kneller, G. F. (1978). Arte e ciência da criatividade. São Paulo: IBRASA.

Lopes, C. E. (2021). Tessitura possível entre letramento estatístico, pensamento crítico e insubordinação criativa. In C. Monteiro, & L. Carvalho (Orgs.), Temas emergentes em letramento estatístico (pp.60-87). Recife: UFPE.

Lopes, C. E. (2008). Reflexões teórico-metodológicas para a Educação Estatística. In

C. E. Lopes, & E. Curi, Pesquisas em Educação Matemática: um encontro entre a teoria e a prática (pp. 67-86). São Carlos/SP: Pedro & João Editores.

Lopes, C. E., Augusto, A. F. de C., & Toledo, S. E. R. G. O. (2023). Development of a statistical research project in childhood: interfaces with life sciences. Statistics Education Research Journal, 22, 1-15.

Lopes, C., & D’Ambrosio, B. (2015). Perspectivas para a educação estatística de futuros educadores matemáticos de infância. In S. Samá & M. P. M. Silva (Orgs.), Educação estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior (pp. 17-27). Curitiba: CRV.

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2021a). Pensamento crítico e criativo na educação em ciências: percursos de investigação e proposta de referencial. In N. Kiouranis, R. M. Vieira, C. Vieira & V. Calixto (Orgs.), Pensamento crítico na Educação em Ciências: Percursos, perspectivas e propostas de países ibero-americanos (pp. 17-42). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2021b). 25 anos de investigação, formação e inovação sobre pensamento crítico na Educação. In A. T. Alonso Herrera & A. F. Campirán Salazar (Coords.), Pensamiento Crítico em Iberoamérica Teoria e intervención transdisciplinar (pp. 23-44). México: Editorial Torres.

Vigotski, L. S. (2014). Imaginação e criatividade na infância. São Paulo/SP: WMF Martins Fontes.

Woods, P. (1999). Aspectos sociais da criatividade do professor. In A. Nóvoa (Org.), Profissão professor (pp. 125-153). Portugal: Porto Editora.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.