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Pensamento criativo na prática didática de professores que ensinam matemática
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Palavras-chave

Criatividade
Prática docente
Complexidade
Modelização
Pensamento complexo

Como Citar

GÓES, Heliza Colaço; GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. Pensamento criativo na prática didática de professores que ensinam matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672172. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de doutorado cuja abordagem é qualitativa, tendo como participantes seis professores que ensinam matemática da educação básica de Curitiba e região metropolitana. O objetivo é apresentar, a partir das vozes dos participantes, a “criatividade” como um dos subsídios oriundos da prática didática com abordagem em geometria por meio do método da modelização. O amparo teórico está em Morin; Moraes; Brandt; Suanno; De La Torre; Góes; e Guérios et al. Evidencia-se o pensamento criativo como um dos elementos do pensamento complexo, presente na essência do professor que ensina matemática e, além disso, apresenta-se o “Ser criativo” como constructo emergente das relações e dos entrelaces dos subsídios “criatividade” e “criar e recriar”, essencial e parte constitutiva para uma formação complexa.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672172
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