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Potencialidades da programação em python para o desenvolvimento do pensamento criativo em matemática
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Palavras-chave

Criatividade em matemática
Formação de professores
Pensamento computacional
Educação básica

Como Citar

BINOTTO, Rosane Rossato; MALTEMPI, Marcus Vinicius; SILVA, Rogério Aparecido Batista da. Potencialidades da programação em python para o desenvolvimento do pensamento criativo em matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023015, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672180. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar e analisar indícios de criatividade matemática em atividades de programação desenvolvidas em Python, ao longo de um curso de formação continuada que contou com a participação de estudantes de Licenciatura em Matemática, do Ensino Médio e de professores que atuam na Educação Básica. Os cursistas responderam a uma questão aberta e implementaram suas soluções em Python, cujos códigos são analisados neste artigo. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise, constatamos que a programação em Python para a solução de problemas abertos possui potencialidades para desenvolver o pensamento criativo em matemática facilitando a simulação, depuração, reflexão sobre o processo, motivação e engajamento, resultando em soluções criativas.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672180
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