Banner Portal
Criatividade na formação de professores que ensinam matemática
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Pesquisa baseada em design
Modelo exploratório de resolução de problemas
Criatividade matemática

Como Citar

MARCATTO, Flávia Sueli Fabiani. Criatividade na formação de professores que ensinam matemática: um estudo de caso. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023010, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8672194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8672194. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Esta investigação faz parte de um projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático através de tarefas de resolução e proposição de problemas na perspectiva do Modelo Exploratório de Resolução de Problemas e apresenta resultados de uma experiência realizada na formação de professores que ensinam matemática. A estudo tem cunho qualitativo e interpretativo com base empírica, apoiada na pesquisa baseada em design. O objetivo principal é implementar tarefas instrucionais de resolução de problemas na formação de professores que ensinam matemática para a constituição de uma base de conhecimento sobre a resolução de problemas e a criatividade. A liberdade permitida aos professores e futuros professores, quer no desenvolvimento do raciocínio matemático, quer na comunicação matemática parece ter influência na promoção de resoluções matemáticas pessoais, inovadoras e criativas.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672194
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Cai, J., & Hwang, S. (2020). Learning to teach through mathematical problem posing: Theoretical considerations, methodology, and directions for future research. International Journal of Educational Research, 102, (2020) 101391 https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.01.001

Cai, J., & Leikin, R. (2020). Affect in mathematical problem posing: conceptualization, advances, and future directions for research. Educ Stud Math, 105, 287–301. https://doi.org/10.1007/s10649-020-10008-x

Century, Jeanne, & Cassata, Amy (2016). Implementation Research: Finding Common Ground on What, How, Why, Where, and Who. Review of Research in Education, 40(1), 169–215. https://doi.org/10.3102/0091732X16665332

Cobb, P., Confrey, J., diSessa, A., Lehrer, R., & Schauble, L. (2003). Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, 32(1), 9-13. https://doi.org/10.3102/0013189X032001009

Erickson, Frederick. (1986). Qualitative methods in research on teaching. In: M. C. Wittrick (Org.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161). New York: Macmillan.

Maria Assunção Flores (2022) Exploring variations in teacher education, European Journal of Teacher Education, 45:2, 151-153, DOI: 10.1080/02619768.2022.2088142

Gontijo, C. H. (2007). Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. Tese Doutorado em Psicologia. Brasília: Universidade de Brasília.

Gontijo, C. H., & Fonseca, M. G. (2020). O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(3). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834

Gourdeau, F. (2019). Problem Solving as a Subject and as a Pedagogical Approach, and the Ongoing Dialogue Between Mathematics and Mathematics Education. In: Felmer, P., Liljedahl, P., Koichu, B. (eds) Problem Solving in Mathematics Instruction and Teacher Professional Development. Research in Mathematics Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-29215-7_2

Grouws, D. A. (Ed.). (1992). Handbook of research on mathematics teaching and learning: A project of the National Council of Teachers of Mathematics. Macmillan Publishing Co, Inc.

Jankvist, U. T., Aguilar, M. S., Misfeldt, M., & Koichu, B. (2021). Launching Implementation and Replication Studies in Mathematics Education (IRME). Implementation and Replication Studies in Mathematics Education, 1(1), 1-19. https://doi.org/10.1163/26670127-01010001

Joklitschke, J., Rott, B. & Schindler, M. Notions of Creativity in Mathematics Education Research: a Systematic Literature Review. Int J of Sci and Math Educ 20, 1161–1181 (2022). https://doi.org/10.1007/s10763-021-10192-z

Koichu, B. (2018). Mathematical Problem Solving in Choice-Affluent Environments. In: Kaiser, G., Forgasz, H., Graven, M., Kuzniak, A., Simmt, E., Xu, B. (eds) Invited Lectures from the 13th International Congress on Mathematical Education. ICME-13 Monographs. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72170-5_18

Koichu Boris (2019). A Discursively Oriented Conceptualization of Mathematical Problem Solving. In Patricio Felmer, Peter Liljedahl, & Boris Koichu (Eds.), Problem Solving in Mathematics Instruction and Teacher Professional Development. Research in Mathematics Education (pp. 43-66). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-29215-7_21

Koichu, B., Cooper, J., & Widder, M. (2022). Implementation of Problem Solving in School: From Intended to Experienced. Implementation and Replication Studies in Mathematics Education, 2(1), 76-106. https://doi.org/10.1163/26670127-bja10004

Kontorovich, Igor; Koichu, Boris; Leikin, Roza; Berman Avi (2012). An exploratory framework for handling the complexity of mathematical problem posing in small groups. Journal of Mathematical Behavior. 31, 149–161. https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2011.11.002

Leikin, R. (2009). Exploring mathematical creativity using multiple solution tasks. In R. Leikin, A. Berman, & B. Koichu (Eds.), Creativity in mathematics and the education of gifted students (pp. 129–135). Rotterdam: Sense Publishers.

Leikin, R. (2018). Openness and Constraints Associated with Creativity-Directed Activities in Mathematics for All Students. In: Amado, N., Carreira, S., Jones, K. (eds) Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving. Research in Mathematics Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-99861-9_17

Leikin, R., & Elgrably, H. (2022). Strategy creativity and outcome creativity when solving open tasks: focusing on problem posing through investigations. ZDM Mathematics Education, 54, 35–49. https://doi.org/10.1007/s11858-021-01319-1

Lester Jr, F. K., & Cai, J. (2015). Can Mathematical Problem Solving Be Taught? Preliminary Answers from Thirty Years of Research. In P. Felmer, J. Kilpatrick, & E. Pehkonnen (Eds.), Posing and solving mathematical problems: Advances and new perspectives (pp. 2-30). Buenos Aires: Springer. Doi: 10.1007/978-3-319-28023-3_8

Marcatto, F.S.F., & Onuchic, L. R. (2020). A Resolução de Problemas como Eixo Norteador na Formação de Professores que Ensinam Matemática. In E.R. Navarro & M. do C. de Souza (Orgs.), Educação Matemática em pesquisa: perspectivas e tendências (v.3, pp. 49-69). São Paulo: Autêntica.

Martins, M., Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. da. (2021). Os Desafios da Abordagem Exploratória no Ensino da Matemática: aprendizagens de duas futuras professoras através do estudo de aula. Bolema, 35(69), pp. 343-364.

Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília.

Ministério da Educação (2019). Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Diário Oficial República Federativa do Brasil. Brasília.

Ponte, J. P. (2006). Estudos de Caso em Educação Matemática. Bolema, 19(25), pp.105-132.

Rott, B., Specht, B. & Knipping, C. A. (2021) descriptive phase model of problem-solving processes. ZDM Mathematics Education 53, 737–752. https://doi.org/10.1007/s11858-021-01244-3

Silver, E. A., Mamona-Downs, J., Leung, S. S., & Kenney, P. A. (1996). Posing Mathematical Problems: An Exploratory Study. Journal for Research in Mathematics Education, 27(3), 293–309. https://doi.org/10.2307/749366

Schoenfeld, A. H. (1985). Mathematical problem solving. Orlando, FL: Academic Press.

Schoenfeld, A. H. (1989). Teaching mathematical thinking and problem solving. In L. B. Resnick, & L. E. Klopfer (Eds.). Toward the thinking curriculum: Current cognitive research. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, p. 83-103.

Sriraman, B. (2009). The characteristics of mathematical creativity. ZDM Mathematics Education 41 (13), pp. 131-147. https://doi.org/10.1007/s11858-008-0114-z.

Stylianides, G.J., & Stylianides, A.J. (2017). Research-based interventions in the area of proof: the past, the present, and the future. Educ Stud Math. N. 96, p. 119–127.

Yin, R. (2010). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3ª edição, Porto Alegre: Bokman.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.