Banner Portal
Apresentação - Pensamento criativo/criatividade em matemática
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Pensamento criativo em matemática
Criatividade em matemática
Avaliação da criatividade em matemática
Desenvolvimento da criatividade em matemática

Como Citar

GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Apresentação - Pensamento criativo/criatividade em matemática: ampliando os horizontes da pesquisa no cenário brasileiro. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.20396/zet.v31i00.8675484. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8675484. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

A temática pensamento criativo/criatividade em matemática tem recebido atenção de pesquisadores e instituições vinculadas ao campo da educação, sendo reconhecida como relevante para os processos de aprendizagem e desenvolvimento pleno dos estudantes. Buscamos com esse número temático dar visibilidade à produção acadêmica nessa área, que está se consolidando como campo de pesquisa no Brasil. O número temático é composto por 21 artigos que se concentram em uma das três categorias: (a) ensaios teóricos ou estudos histórico-filosóficos, que buscam refletir acerca das definições e desdobramentos do construto em questão; (b) pesquisas empíricas ou de campo envolvendo a formação de professores que ensinam matemática (tanto em contexto de formação inicial quanto de formação continuada); e (c) pesquisas empíricas ou de campo envolvendo o contexto da sala de aula, com destaque para a ação dos estudantes.

https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8675484
PORTUGUÊS

Referências

Barbosa, G. (2023). Criatividade e o conhecimento matemático no Íon, de Platão. Zetetiké, 31, 1-19. e023008. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672174

Beghetto, R. A. (2013). Expect the unexpected: teaching for creativity in the micro-moments. In: M. Gregerson, J. C. Kaufman & H. Snyder (Ed.). Teaching creatively and teaching creativity (pp. 133-148). Springer Science.

Beghetto, R. A. (2017). Creativity in teaching. In: J. C. Kaufman, V. P. Glăveanu & J. Baer (Ed.). The Cambridge Handbook of Creativity across Domains (pp. 549-564). Cambridge University Press.

Binotto, R. R, Maltempi, R, V., & Silva, R. A. B. (2023). Potencialidades da programação em Python para o desenvolvimento do pensamento criativo em matemática. Zetetiké, 31, 1-22. e023015. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672180

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. Retirado em 05 de janeiro, 2023, de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.

Carvalho, A. T., Gontijo, C. H., & Fonseca, M. G. (2023). Criatividade coletiva em matemática: o papel da mediação rumo à criatividade compartilhada. Zetetiké, 31, 1-22. e023017. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672128

Costa, I. L., & Gontijo, C. H. (2023). Pensamento crítico e criativo em matemática e avaliação formativa: limitações e potencialidades. Zetetiké, 31, 1-19. e023004. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672206

Diniz, L. S., & Ripardo, R. B. (2023). Estratégias criativas na formulação e solução de problemas do discurso matemático escolar. Zetetiké, 31, 1-23. e023020. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672196

Elert, C. W., & Grützmann, T. P. (2023). Criatividade matemática com histórias em quadrinhos no primeiro ano do ensino fundamental. Zetetiké, 31, 1-21. e023018. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672190

Figuereoa, T. P., & Almouloud, S. A. (2023). Proposta de um Modelo Didático para o desenvolvimento do Pensamento Criativo em Matemática. Zetetiké, 31, 1-16. e023006. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671768

Fonseca, M. G., & Gontijo, C. H. (2020). Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino Em Re-Vista, 27(3), 956-978. https://doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-8.

Fonseca, M. G., Gontijo, C. H. & Carvalho, A. T. (2023). Pensamento crítico e criativo em matemática: rubricas avaliativas. Zetetiké, 31, 1-16. e023005. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672149

Góes, H. C., & Guérios, E. C. (2023). Pensamento criativo na prática didática de professores que ensinam matemática. Zetetiké, 31, 1-17. e023013. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672172

Gontijo, C. H., & Fonseca, M. G. (2020). Criatividade em Matemática: lições da pesquisa. Curitiba: Editora CRV.

Gontijo, C. H., Fonseca, M. G., Carvalho, A. T., & Bezerra, W. W. V. (2023). A pesquisa no campo da criatividade em matemática: rumos e perspectivas no cenário internacional. Acta Scientiae, 25(2), 67-97. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7233

Haavold, P. Ø. (2013). What are the characteristics of mathematical creativity? An empirical and theoretical investigation of mathematical creativity? (Dissertation for the degree of Philosophiae Doctor). University of TromsØ.

Higginson, W. (2000). Creativity in Mathematics Education: The role of the teacher. Paper presented at the 9th International Congress on Mathematical Education, Tokyo. Retirado em 20 de dezembro, 2023, de: https://www.math,uni-muenster.de/u/meissne/WWW/creativity.crbh.doc

Inep. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2021). Brasil no Pisa 2021 – Matriz de referência para pensamento criativo. Retirado em 28 de dezembro, 2023, de: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/brasil_no_pisa_2021_matriz_de_referencia_para_pensamento_criativo.pdf.

Leal, M. R., Fontes, L. S., Santos, C. R., & Gontijo, C. H. (2023). Criatividade em Matemática e o Estágio Supervisionado: implicações para a prática docente. Zetetiké, 31, 1-18. e023009. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672191

Lima, J. M., & Santos, L. M. (2023). Aprendizagem criativa na educação matemática: um meio para promover o letramento financeiro. Zetetiké, 31, 1-21. e023016. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671806

Lopes, C. E., & Corrêa, S. A. (2023). Educação Estatística propulsora da criatividade e da criticidade na infância. Zetetiké, 31, 1-23. e023019. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672080

Marcatto, F. S. F. (2023). Criatividade na formação de professores que ensinam matemática: um estudo de caso. Zetetiké, 31, 1-15. e023010. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672194

Mello, J. A., & Basso, M. V. A. (2023). Formação de professores e criatividade: uma experiência com licenciandos de Matemática. Zetetiké, 31, 1-15. e023011. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671862

NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM, 2000.

Oliveira, R., & Nogueira, C. A. (2023). Equações Polinomiais do 1º Grau: estímulo à criatividade nos livros didáticos. Zetetiké, 31, 1-23. e023003. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672203

Oliveira, S. A., & Carneiro, R. F. (2023). Significados e sentidos sobre pensamento criativo e criatividade em Matemática: uma revisão sistemática. Zetetiké, 31, 1-27. e023007. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672205

Peraça, G., & Montoito, R. (2023). Criatividade e pensamento criativo: um estudo prático sobre os modelos de Wallas e Hadamard. Zetetiké, 31, 1-17. e023002. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671675

Resnick, M. (2020). Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Penso Editora.

Setti, E. J. K., & Vertuan, R. E. (2023). Constituição da ação criativa em Modelagem Matemática. Zetetiké, 31, 1-18. e023001. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672178

Silva, A. T., Veiga, R., & Santos, L. M. (2023). Insubordinação criativa docente: potente para superação de crenças negativas sobre a matemática. Zetetiké, 31, 1-19. e023012. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671815

Sousa, A. S., & Gusmão, T. C. R. S. (2023). (Re)Desenho de tarefas matemáticas à luz dos critérios de idoneidade didática e criatividade. Zetetiké, 31, 1-22. e023014, https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8672198

Sriraman, B. (2019). Uncertainty as a catalyst for mathematical creativity. Proceedings of The 11th International Conference on Mathematical Creativity and Giftedness. (p. 32-51). Universität Hamburg.

UNESCO. Declaração de Budapeste - Declaração sobre a Ciência e o uso do conhecimento Científico. Budapeste: UNESCO, 1999.

Vieira, G., Possamai, J. P., & Allevato, N. S. G. (2023). Proposição de problemas e pensamento criativo na aula de matemática. Zetetiké, 31, 1-23. e023021. https://doi.org/10.20396/zet.v31i00.8671869

WEF. World Economic Forum (2018). The future jobs report. Davos: Centre for the New Economy and Society.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.