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Modelagem matemática e representações semióticas
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Palavras-chave

Modelagem matemática
Representações semióticas
Pensamento algébrico
Educação matemática

Como Citar

BURAK, Dionísio; BRANDT, Célia Finck. Modelagem matemática e representações semióticas: contribuições para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, 2010. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646694. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646694. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste texto nos propomos a apresentar análises e reflexões sobre as possibilidades de contemplar a Modelagem Matemática com uma teoria de representações semióticas. Analisamos uma proposta para o Ensino Fundamental, voltada ao desenvolvimento do pensamento algébrico, mediado pela Modelagem Matemática, vivenciada junto a um grupo de professores durante um curso realizado em Faxinal do Céu, no Município de Pinhão, no interior do Estado do Paraná. Elegemos a etapa da Modelagem Matemática, que se refere à resolução dos problemas colocados pelos temas, porque haverá a necessidade do conhecimento de objetos matemáticos e suas conceituações, como consequência dos procedimentos e das estratégias elencados para a solução dos problemas, sem os quais estes não poderão ser resolvidos. Analisamos as soluções apresentadas aos problemas colocados pelos temas e os analisamos à luz de uma teoria de representações semióticas, o que contribui para as conceituações e para o desenvolvimento do pensamento algébrico, pois os diferentes registros de representação mobilizam operações cognitivas de formação, tratamento e conversão, colocando em cena o fenômeno da congruência semântica, responsável por um maior ou menor sucesso para estas conceituações.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646694
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Referências

BRANDT, C. F. Contribuições dos registros de representação semiótica na conceituação do sistema de numeração. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) − Universidade Federal de Santa Catarina − UFSC, Florianópolis, 2005.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensinoaprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 1992.

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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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