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História da educação Matemática na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1971)
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Palavras-chave

História da educação matemática
Periódicos educacionais
Revista do Ensino de Minas Gerais

Como Citar

BRITTO, Flávia Aparecida; GOMES, Maria Laura Magalhães. História da educação Matemática na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1971). Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019007, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8653725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8653725. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, discutimos aspectos teórico-metodológicos do uso de periódicos educacionais como fonte de pesquisa e focalizamos uma investigação sobre a matemática e o seu ensino na Revista do Ensino de Minas Gerais (RE) - impresso oficial de extrema importância para a história da educação mineira que circulou de 1925 a 1971. Tal investigação tem como corpus textos publicados na RE até 1940 que contêm referências à matemática ou a seu ensino. Ao levantarmos as características gerais desse corpus, constatamos que é variado o grupo formado por seus autores e coautores, que inclui personalidades do cenário político-pedagógico da época. Notamos, ainda, que o tipo mais frequente de texto é o relato de experiência/ observação/ pesquisa/ estudo e que foi muito expressiva na RE a presença dos seguintes temas: a matemática nas escolas após as reformas de 1927; concepções/ visões/ valores relacionados à matemática e/ou a seu ensino; orientações/sugestões para a abordagem de conteúdos matemáticos.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8653725
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