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O método intuitivo na arithmetica primaria de Trajano
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Palavras-chave

Aritmetica
Método intuitivo
História da educação matemática

Como Citar

CARNEIRO, Rogerio dos Santos; VILLELA, Lucia Maria Aversa. O método intuitivo na arithmetica primaria de Trajano. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019010, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654072. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654072. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo pauta-se em uma pesquisa em torno da conceituação e da disseminação do método intuitivo no Brasil e a sua presença na obra Arithmetica Primaria, de Antônio Bandeira Trajano. Tem um aporte teórico-metodológico da História Cultural, fundamentado por Roger Chartier, André Chervel, Alain Choppin e Dominique Julia, dentre outros autores/pesquisadores. Os dados levantados foram colhidos em livros, recortes de jornais, leis, decretos, dentre outros registros. A análise das fontes revelou “novas” práticas pedagógicas, mudanças de significado para o ensino de número e a introdução de novos conteúdos na Aritmética escolar, à medida que vinha sendo constatada a presença do ensino alicerçado pelo método intuitivo na aritmética primária de Trajano. Observou-se a importância deste livro, e de seu autor, para os desenvolvimentos educacionais vivenciados durante o século XIX e início do século XX.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654072
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