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Hermenêutica de profundidade
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Palavras-chave

Hermenêutica de profundidade
Lacroix
Interpretação de textos

Como Citar

ANDRADE, Mirian Maria; CERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. Hermenêutica de profundidade: um referencial, dois ensaios e alguns apontamentos. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019015, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654109. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654109. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo apresentam-se duas análises de formas simbólicas distintas, disparadas por meio do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP). Os dois textos analisados são antigos, impressos, e de autoria de Silvestre F. Lacroix, ambos traduzidos para a língua portuguesa: Ensaios sobre o Ensino em Geral e o de Matemática em Particular (1838); Introdução ao conhecimento da esfera (1872). A partir dessas duas análises, a intenção é apresentar alguns apontamentos que esses estudos permitem tecer sobre a análise de textos escritos quando a HP é mobilizada, sobretudo em História da Educação Matemática.   

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654109
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Referências

Andrade, M. M. (2012). Ensaios sobre o Ensino em Geral e o de Matemática em Particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Retirado em 16 de agosto de 2018 de: http://hdl.handle.net/11449/102111.

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