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À elite, uma terceira natureza de números na Coleção Matemática 2º Ciclo
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Palavras-chave

História da educação matemática
Números complexos
Livro didático
Hermenêutica de profundidade

Como Citar

SILVA, Heloisa da; BERNARDINO, Camila Libanori. À elite, uma terceira natureza de números na Coleção Matemática 2º Ciclo. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019017, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654316. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654316. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Na linha de pesquisa do Grupo História Oral e Educação Matemática, que investiga livros didáticos escolares de Matemática como formas simbólicas, este artigo examina a abordagem dos números complexos na coleção “Matemática 2.º ciclo”, bem como as transformações e as adaptações nessa abordagem, ao longo de cinco edições publicadas entre 1944 e 1956. Dentre os resultados discutidos, destaca-se que a obra foi produzida em uma época em que o ensino secundário era um ramo do ensino quase exclusivamente voltado para as elites do País e sua abordagem aos números complexos está atrelada a um processo de reconceitualização da noção de número, a partir do estudo das soluções de equações do terceiro grau, ocorrida na Matemática no início do século XIX.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654316
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