Banner Portal
Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna
PORTUGUÊS

Palavras-chave

História do livro didático
Movimento da matemática moderna
Dom Ireneu Penna
Papy

Como Citar

DASSIE, Bruno Alves; MORAIS, Letícia Maria Ferreira da Costa de. Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático. Zetetike, Campinas, SP, v. 27, p. e019004, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654231. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654231. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o processo de constituição do impresso didático Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna, destinado ao ginásio do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Para isso, o texto é guiado pela rede de relações que o historiador Robert Darnton apresenta para a constituição de um livro. Após uma nota biográfica sobre o autor dos impressos, explica-se o contexto educacional da época em que eles surgiram – final da década de 1960, durante o Movimento da Matemática Moderna. Segue-se a análise do nascimento dos impressos, cujo surgimento deve-se à insatisfação do autor quanto aos manuais escolares disponíveis e a uma admiração pela coleção de livros didáticos do matemático belga Papy. A análise documental das fontes encontradas no acervo pessoal de Dom Ireneu, principalmente, leva-nos à conclusão de que a concepção dos Apontamentos é a imbricação de uma conjuntura educacional e política, de um encantamento e de uma influência intelectual de Papy, de uma questão relacionada aos editores e de uma existência de leitores/usuários.

https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654231
PORTUGUÊS

Referências

Da Costa, L.M.F. (2014). O movimento da Matemática Moderna no Brasil – o caso do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Darnton, R. O beijo de Lamourette. Editora Companhia das Letras, 2010.

Dassie, B.A., & Da Costa, L.M.F. (2014). Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias: a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil. (pp.1186-1196). Bauru: Faculdade de Ciências, 2014.

Dassie, B.A., Da Costa, L.M.F. & Carvalho, J.B.P.F. (2016). A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. Zetetiké, 23(44), 395-410.

De Bock, D. & Vanpaemel, G. (2015). Modern mathematics at the 1959 OEEC Seminar at Royaumont. “Dig where you stand” 3. Proceedings of the Third International Conference on the History of Mathematics Education. (pp.151-168). Uppsala: Uppsala University.

Dolar Comercial Oficial. Informativo sobre o valor do dólar comercial a partir de 1970. Disponível em: <http://www.yahii.com.br/dolar.html>. Retirado em 18 de dezembro, 2018.

Miceli, S. (2001). Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras.

Monteiro, P.M., & Schwarz (2016), Uma edição crítica de Raízes do Brasil: o historiador lê a si mesmo, in Holanda, S.B. Raízes do Brasil. Edição Crítica. (pp. 11-26). São Paulo, Companhia das Letras.

Oliveira, F.D. (2010). Análise de textos didáticos de Matemática: um mapeamento e uma proposta metodológica fundada numa perspectiva hermenêutica. Bolema, 23(35B), 477 - 496.

Papy, G. (1967). Mathématique Moderne. (Vol.3). Bruxelas: Ed. Didier.

Papy, G. (1968a). Mathématique Moderne. (4a ed., Vol.1). Bruxelas: Ed. Didier.

Papy, G. (1968b). Mathématique Moderne. (Vol.2). Bruxelas: Ed. Didier.

Santana, V.D. (2001). O tradutor como autor: transformação e sobre-vida do “original”. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada na Área de Tradução. Campinas, Universidade Estadual de Campinas. Retirado em 20 de janeiro, 2018, de: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269588.

Soares, F.S. (2001). O movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso. 2001. Dissertação de Mestrado em Matemática. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Valente, W.R. (2008). Osvaldo Sangiorgi e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 583-613.

Fontes

Penna, I. [1967 - 1970]. Rio de Janeiro. [Circular para] Pais ou responsáveis por alunos da 1ª série ginasial do Colégio de São Bento. 3f. Tem por fim prestar contas e dar alguns esclarecimentos sobre a introdução do novo método de ensino de matemática no colégio.

Penna, I. (1968). Entrevista. Boletim da Associação de Pais e Mestres do Colégio de Aplicação.

Penna, I. (1969). Apresentação da tradução para o português do volume I do livro Mathématique Moderne de Papy. 4f.

Penna, I. (1976). Apontamentos de Matemática. (Vol.1) Rio de Janeiro.

Penna, I. (1975a). Apontamentos de Matemática. (Vol.2). Rio de Janeiro.

Penna, I. (1975b). Apontamentos de Matemática. (Vol.3). Rio de Janeiro.

Penna, I. (1975c). Apontamentos de Matemática. (Vol.4). Rio de Janeiro.

Ao Livro Técnico. (1969). [Carta para] Weimar Penna e José Paulo Quinhões Carneiro. 2f. Tem por fim confirmar o entendimento verbal sobre a tradução e adaptação do livro Mathématique Moderne (I) de Papy.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.