Banner Portal

ETD - Educação Temática Digital

Edição Atual

v. 26 (2024)
Publicado em fevereiro 21, 2024

Escopo: A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação eletrônica multidisciplinar que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo educacional e áreas afins, tendo como objetivo a contribuição para a formação do pesquisador e da pesquisadora da área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores e educadoras vinculados/as a instituições nacionais e estrangeiras. O propósito da revista reside em seu escopo multidisciplinar que atenda a todas as áreas que permeiam a Educação. Por esta razão, ela é temática e funciona somente no ambiente digital (tipo de suporte), que pode ser traduzido para eletrônico ou on-line, ou seja, é exclusivamente digital e praticante do acesso aberto, desde a sua fundação.
Qualis: A1 
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 1999
E-ISSN: 1676-2592
Título abreviado: ETD - Educ. Temat. Digit.
E-mail: acdiasjr@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Antonio Carlos Dias Júnior
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Artigos

Rafael Schilling Fuck, Taniele Loss, Marcelo Souza Motta
e023014
Tecnologia digital na educação bilíngue de surdos : o processo de desenvolvimento de um objeto de aprendizagem gamificado de matemática
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670434
Rita de Cássia de Souza, Sérgio Domingues, Carolina Silva Bandeira de Melo, Maria Simone Euclides, Beatriz Monteiro da Cruz, Denis Antônio da Cunha
e024018
Autonomia de estudantes universitários antes e durante o ensino remoto
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670720
Mônica Cristina Garbin, Edison Trombeta de Oliveira
e023023
Modelos pedagógicos em educação a distância: pedagogia, conteúdos e tecnologias
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671455
Ivanete Zuchi Siple, Graciela Moro, Viviane Beuter, Marnei Mandler, Floriano Viseu
e024029
Avaliação online no ensino superior: um olhar do professor de matemática para as potencialidades do STACK
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672931
Miriam Aparecida Beckhauser Alves, Viviane Sartori, Angela Mara de Barros Lara, Marcos Aurélio Brambilla
e024038
Formação continuada docente e o uso das tecnologias digitais: estudo de caso em uma escola municipal no interior do estado do paraná
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674484
Marcelo Calderari Miguel, Meri Nádia Marques Gerlin , Rosa da Penha Ferreira da Costa
e024016
A vigilância tecnológica na base SCOPUS: métricas da produção científica, relações na bibliometria
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670538
Nilton Bruno Tomelin; Rita Buzzi Rausch; Antônio José Muller
e023021
A decolonialidade no pensamento freiriano: o círculo de cultura como espaço crítico, criativo e libertador
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670962
Giseli Lucas, Guilherme do Val Toledo Prado, Ana Paula Caetano
e024039
A responsabilidade e a responsividade docente em avaliações com os estudantes: contribuições Bakhtinianas para (auto) formação Responsabilidade e a responsividade docente em avaliações com os estudantes
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672034
Elizangela Tonelli, Vera Lucia Deps
e024031
Autonomia e aprendizagem autorregulada na educação básica : uma revisão sistemática da literatura
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672181
Leonardo Oliveira, Bianca Vasconcelos
e024015
Realidade virtual aplicada na capacitação profissional da construção civil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670457
William Cordeiro Costa, Richard Perassi Luiz de Sousa
e024019
Cultura digital e as tecnologias digitais no ensino de arte do território maranhense
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670746
Rita Buzzi Rausch, Barbara Alves Ribeiro Marques, Briza Rocha Cardoso
e024040
Professor-pesquisador: desafios de professores mestres e doutores que atuam na educação básica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672143
Thiago Januario Lisbôa, Fabiana Maris Versuti, Rafael Lima Dalle Mulle
e024030
Estratégias de aprendizagem autorreguladas baseadas em tecnologias digitais por estudantes do ensino médio
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673054
Frieda Maria Marti, Felipe Carvalho
e023013
Cartografia das ações da campanha #MuseusPelaVida
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670240
Ishangly Juana da Silva, Vanessa Therezinha Bueno Campos
e024022
Incidências decoloniais na formação de professoras(es): perspectivas sobre o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e suas tessituras epistêmicas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671453
Clevisvaldo Pinheiro Lima, Anesio Marreiros Queiroz
e024026
Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, à Lei 14.191/2021: um estudo sobre as Políticas educacionais para surdos no Brasil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672036
Cristiana Mara Bonaldi, Maria Elizabeth Barros de Barros
e024027
O trabalho remoto na pandemia e o trabalho docente nas universidades públicas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8666609
Kelly Sabino, Julio Groppa Aquino
e024034
Foucault, as artes visuais, o ensino de arte: uma aproximação outra
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672813
Sandra Elisa Réquia Souza, Amarildo Luiz Trevisan
e023027
Cultura e autogestão da vida: a hermenêutica da autocompreensão de professores universitários sobre as suas dores emocionais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670534
Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado
e023020
A produção científica brasileira sobre a História da Educação em circulação internacional (2008-2022)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670952
Julio Cesar Oliveira Bernardo, Acir Mário Karwoski
e024025
O ensino híbrido como possibilidade de otimização de tempo no ensino universitário noturno
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671572
Graziela Ferreira Guarda, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto
e024036
MOOC para formação continuada de professores da Educação Básica em pensamento computacional
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673085
Anderson de Carvalho Pereira
e023002
Psicanálise e educação: o ensino remoto sujeito às virtualidades do Outro na tela
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669175
Igor Radtke Bederode, Jair Jonko Araujo
e023004
O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo no ensino remoto emergencial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669279
Wilbert Viana Barbosa, Alexandre da Silva Ferry, Tiago Rodrigues dos Santos
e024009
As contribuições do uso de uma ferramenta digital no processo de mapeamento estrutural de analogias
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670024
Adair Aguiar Neitzel, Mônica Zewe Uriarte, Aléxsandre de Oliveira
e023008
A leitura de poemas autoprogramados e de romances hipertextuais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670076
Thiago Villa Lobos Mantovani, Elisabete Freire, Daiana Machado dos Santos , Luiz Sanches Neto
e023007
A saúde como tema na Educação Física escolar: diálogo com o amigo crítico em um autoestudo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670077
Ana Paula Patrocínio Holzmeister, Sandra Kretli da Silva, Vivianne Flávia Cardoso
e023005
Fazer florir no deserto: a alegria que emerge das aprendizagens brincantes como força de resistência
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670141
Odair Neitzel, Cláudio Almir Dalbosco, Ivan Luis Schwengber
e023006
O público e o democrático na Educação Deweyniana: uma reconstrução com base em Jürgen Oelkers
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670238

Ensaio

Ivanda Maria Martins Silva
e023028
Cronotopos na cibercultura: tecnologias, letramentos digitais e formação docente
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672132
Samilo Takara
e024012
Ritornelo e TikTok: problematizações pedagógicas da mídia
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8667442
Fabio Zoboli, Eduardo Galak, Ivan Marcelo Gomes
e024017
Biopolítica e normalização dos corpos em XXY
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670573
Carine Bueira Loureiro, Maura Corcini Lopes
e024010
Tecnologias digitais na educação : comunicar, acessar e disseminar informações
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669376

Revisão de Literatura

Eric Ferdinando Kanai Passone, Paula Vilela Miekusz de Vasconcelos
e024024
Produção acadêmico-científica sobre inteligência artificial no campo da educação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671477
Martina Gonçalves Burch, Agnes Teixeira Rodrigues, Luma Lemos Aires, Eduardo Rodrigues Oliveira, Guy Ginciene
e024032
Pluralidade na Ciência: os diferentes modos de se fazer pesquisa-ação na pedagogia do esporte
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672168
Eduardo Francisco da Silva Freire, Rodrigo Pereira dos Santos, Simone Vasconcelos Silva
e023003
Gamificação em engenharia de software: Evidências do processo de ensino-aprendizagem
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669241

Pesquisa

Luciane Amaral Corrêa Münch, Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Lívia Lúcia Oliveira Borba, Cláudia Catafesta, Lucas Pereira de Miranda, Michelle Roberta Bravo Bressan, Jaqueline Reis Caracas
e024033
Transmedia storytelling (narrativa transmídia) para aprendizagem de adolescentes em conflito com a lei: uma abordagem transdisciplinar para inovação no contexto das medidas socioeducativas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673090
Kelly Freire Moreira, Munique Massaro
e024001
Análise dos recursos visuais de vídeos de músicas e histórias infantis com comunicação suplementar e alternativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8669172

Resenha de livros

Eleonora das Neves Simões, Romilson Martins Siqueira, Rodrigo da Paixão Pacheco
e024037
Vozes múltiplas que ecoam a infância
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673878
Ver Todas as Edições