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A relação professor-aluno vista pela ótica cinematográfica
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Palavras-chave

Relação professor-aluno. Filmes educacionais. Filmes comerciais. Ética. Caráter. Confiança. Clube do Imperador.

Como Citar

MONOBE, Teruo. A relação professor-aluno vista pela ótica cinematográfica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, p. 65–85, 2009. DOI: 10.20396/etd.v9i0.1045. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1045. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O professor deve possuir o domínio do conteúdo, da comunicação e do relacionamento como elementos-chave para promover a aprendizagem. Desses, a relação professor-aluno constitui-se em um dos principais elementos, cujos outros componentes são: o respeito mútuo entre professor e aluno; a confiança que o aluno precisa ter no professor; o compromisso do aluno em seguir as instruções do professor; o interesse do professor com a aprendizagem do aluno; o acompanhamento e a reflexão sobre o progresso dos alunos por parte do professor. Essa relação incorpora, portanto, compromisso recíproco, evidenciando o conceito de confiança. A confiança é tão importante quanto perigosa, pois envolve o risco de que a pessoa em quem se deposita a confiança possa desapontar, ocasionando perdas e danos, incluindo de auto-estima. A relação de confiança obriga as partes a serem transparentes, para que não haja dúvida a respeito da boa-fé incorporada nessa relação. A avaliação que o professor conduz em testes subjetivos é na essência baseada na confiança; igualmente, o aluno não pode violar o princípio da confiança, trapaceando na prova. O filme “O Clube do Imperador” mostra a relação professor-aluno em sua plenitude, evidenciando como esses princípios podem ser válidos na prática. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i0.1045
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