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A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional
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Palavras-chave

Linguagem audiovisual. Lousa digital interativa. Educação. Tecnologia da informação e da comunicação.

Como Citar

NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; AMARAL, Sérgio Ferreira do. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 33–48, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1107. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1107. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo serão apresentadas informações sobre a lousa digital como um instrumento que proporciona a inserção da linguagem audiovisual no contexto escolar. Para o funcionamento da lousa digital interativa é necessário que esteja conectada a um computador e este a um projetor multimídia, sendo que, através da tecnologia Digital Vision Touch (DViT), a superfície desse quadro torna-se sensível ao toque. Dessa forma, utilizando-se o dedo, professores e alunos executarão funções que aumentam a interatividade com as atividades propostas na lousa. Serão apresentadas duas possibilidades de atividades pedagógicas, destacando as áreas do conhecimento de Ciências e Língua Portuguesa, que poderão ser aplicadas na educação infantil, com alunos de cinco a seis anos. Essa tecnologia reflete a evolução de um tipo de linguagem que não é mais baseada somente na oralidade e na escrita, mas também é audiovisual e dinâmica, pois permite que o sujeito além de receptor, seja produtor de informações. Portanto, a escola deve aproveitar esses recursos tecnológicos que facilitam o trabalho com a linguagem audiovisual em sala de aula, permitindo a elaboração de aulas mais significativas e inovadoras. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1107
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Referências

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