Banner Portal
A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente
PDF

Palavras-chave

Formação docente. Produção audiovisual. Educação à distância. Ensino superior.

Como Citar

CRUZ, Dulce Márcia da. A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 23–44, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.642. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/642. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Brasil vive nos últimos dez anos uma crescente expansão da educação a distância (EAD) e da virtualização da sala de aula no ensino superior. Se antes de 1995 a produção da EAD era uma tarefa dos profissionais de rádio e TV, com as mídias digitais esse processo também passa pelas mãos de docentes que podem produzir, transmitir e gerenciar cursos e disciplinas na internet, tornando-se autores da produção audiovisual e hipertextual de suas aulas. Visando contribuir para que os docentes tenham noções básicas sobre como produzir para a EAD e para disciplinas semi-presenciais usando meios audiovisuais e hipertextuais, este artigo descreve os elementos básicos que compõem a linguagem cinematográfica e as narrativas digitais que incorporam a interatividade. Finalmente, apresenta alguns fundamentos da produção para as mídias mais comuns na EAD brasileira: material impresso, teleconferência, videoconferência, multimídia/hipermídia e ambientes virtuais de aprendizagem. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.642
PDF

Referências

ALBINO, A. L. A escola na internet: uma parceria entre o ensino presencial e o ensino a distância. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26, 2003, Poços de Caldas. [Anais...] Poços de Caldas. Disponível em: http://www.anped.org.br/26/trabalhos/mariaelizabethalmeida.rtf . Acesso em: 15 ago. 2006.

ARETIO, L.G. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. F. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

BARRETO, R. G. (Org.). Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BEHLING, H. P. Comunicação e linguagem no ciberespaço: uma análise de curso de educação a distância da Unisul Virtual. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

BELLONI, M. L. Da tecnologia à comunicação educacional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22, 1999, Caxambu. [Anais...] Caxambu: [s.n.], 1999.

BRUN, R. M. A internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

CASTRO, M. P. N. S. G. O uso das tecnologias da comunicação e da informação na sala de aula pelo professor do ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

COSTA, T. D. G. Uma análise dos modelos de implantação e consolidação do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relação professor, aluno e informática educativa. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

CRUZ, D. M.; MOURA, T. R. A. O professor midiático na educação presencial: um estudo sobre a virtualização da sala de aula. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SIC – UFRGS, 17, 2005, Porto Alegre. [Anais...] Porto Alegre: UFRGS, 2005.

CRUZ, D. M.; SIEVERT, M.; TONELLI, A. Educação à distância no ensino presencial: uma nova cultura de aprendizagem?. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 1, 2004, Canoas/RS. [Anais...] Canoas/RS: ULBRA, 2004.

CRUZ, D. M. A formação dos professores universitários para ensinar a distância: o estado da arte em Santa Catarina. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 12; CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 26, 2006, Campo Grande. [Anais...] Campo Grande: MS, 2006.

CRUZ, D. M. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/1327.pdf. Acesso em: 29 jul. 2006.

CRUZ, D. M.; BARCIA, R. M. Educação à distância por videoconferência. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 150-151, ano 28, p. 3-10, jul./dez. 2000.

DANTAS, A. S. A formação inicial de professores para o uso de tecnologias de comunicação e informação: a realidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

GIESEN, M. R. C. Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação docente para o uso do computador na escola. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GOMES, M. S. A utilização de vídeo no processo de ensino/aprendizagem na escola infantil: um olhar vigotskiano. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

GÓMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

HOLMBERG, B. The evolution of the character and practice of distance education. Open Learning, [S.l.], v. 10, p. 47-53, jun. 1995.

LANDIM, C. M. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: ed. Da autora, 1997.

MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso de tecnologia. In: BEHRENS, M. A.; MORAN, J. M.; MASETTO, T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MORAN, J. M.; ARAUJO FILHO, M.; SIDERICOUDES, O. A ampliação dos vinte por cento à distância: estudo de caso da Faculdade Sumaré-SP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. [Anais...] Florianópolis, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/172tcc3.pdf. Acesso em: 20 jun. 2006.

MORAN, J. M.; MASETTO, T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOTTA, G. P. O ensino a distância: potencialidades e impactos no transporte rodoviário de cargas brasileiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

MOURA, T. R. A.; CRUZ, D. M. A Virtualização do Ensino Presencial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005, Rio de Janeiro. [Anais...] Rio de Janeiro: Intercom, 2005. p. 1-14.

OLIARI, D. E. Mídias na sala de aula: a percepção docente sobre o uso das tecnologias e suas conseqüências na linguagem e na comunicação com os acadêmicos dos cursos de relações públicas do Vale do Itajaí/SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PÉREZ, F. G.; CASTILLO, D. P. A mediação pedagógica: educação à distância alternativa. São Paulo: Papirus, 1994.

SANTOS, E. F. G. Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletrônico escolar Extra, Extra. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

STAM, R. Introdução à teoria do cinema. São Paulo: Papirus, 2003.

VERAS, D. O material impresso na educação a distância: estratégias de concepção e redação. Florianópolis, 1999. (Mimeogr.). Disponível em: http://www.geocities.com/dauroveras/ead.htm. Acesso em: 15 ago. 2006.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.