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O que me torna invisível? A psicanálise como ferramenta para entender o “apagamento” das diferenças na inclusão escolar de surdos
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Palavras-chave

Intérprete de língua de sinais. Surdez. Diferença. Exclusão. Psicanálise.

Como Citar

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. O que me torna invisível? A psicanálise como ferramenta para entender o “apagamento” das diferenças na inclusão escolar de surdos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 135–152, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.718. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/718. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo irá apontar situações de invisibilidade - “sensação de apagamento” - vivenciadas por mim na sala de aula atuando como intérprete educacional de língua de sinais no ensino superior. A proposta é de fazer uma reflexão das minhas experiências empíricas protagonizadas neste contexto, de sala de aula inclusiva, dialogando, de forma interesseira e interessada, com os saberes da psicanálise. O objetivo é entender as causas que levam o “apagamento” do outro: se à explícita exclusão e extermínio da diferença ou se à uma forma de mascarar uma situação incômoda de inclusão como sendo algo aparentemente tranqüilo – aceito – mas, ainda assim caminhando para a exclusão do outro só que agora de uma forma sutil e discreta. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.718
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