Banner Portal
Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
PDF

Palavras-chave

Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica.

Como Citar

DALBOSCO, Claudio. Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 202–223, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i1.849. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.849
PDF

Referências

BAHR, E. (Hrsg). Was ist Aufklärung? Kant, Erhard, Hamann, Herder, Lessing, Mendelssohn, Reim, Schiller, Wieland. Stuttgart: Reclam, 1996.

CARVALHO, A. F. Foucault e a função educador-sujeito e as experiências de subjetividades ativas na formação humana. Ijuí: Unijui, 2010.

DALBOSCO, C. A. (Org.). Filosofia e educação no Emílio de Rousseau: o papel do educador como governante. Campinas: Editora Átomo; Alínea, 2011a. (No prelo).

DALBOSCO, C. A. Paradoxos da educação natural em Rousseau: das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011b. (No prelo).

DALBOSCO, C. A. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010.

EWALD, F. Die Philosophie als Akt. Zum Begriff des philosophischen Akts In: ERDMANN, E.; FORST, R.; HONNETH, A. (Hg.). Ethos der Moderne: Foucaults Kritik der Aufklärung. Frankfurt; New York: Campus Verlag, 1990. p. 87-100.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio A. da Fonseca e Salma T. Muchal. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma T. Muchal. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1990b.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos: estratégia, poder-saber. Trad. Vera Lucia A. Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2006. (v.4).

FOUCAULT, M. El gobierno de si y de los otros. Trad. Horacio Pons. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.

FOUCAULT, M. Was ist Aufklärung? In: ERDMANN, E.; FORST, R.; HONNETH, A. (Hg.). Ethos der Moderne: Foucaults Kritik der Aufklärung. Frankfurt; New York: Campus Verlag, 1990a. p. 35-54.

KANT, I. Werke in sechs Bänden. Darmstadt: WBG, 1998. (v.2 – Kritik der reinen Vernunft; v.4 – “Was ist Aufklärung?”)

PAGNI, P. O cuidado de si em Foucault e as suas possibilidades na educação: algumas considerações. Marília, 2010. (Texto inédito).

RABINOW, P.; DREYFUS, H. Was ist Mündigkeit? Habermas und Foucault über „Was ist Aufklärung?. In: ERDMANN, E.; FORST, R.; HONNETH, A. (Hg.). Ethos der moderne: Foucaults kritik der Aufklärung. Frankfurt; New York: Campus Verlag, 1990, p. 55-69.

RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1995.

TERRA, R. Passagens: estudos sobre a filosofia de Kant. Rio de Janeiro, RJ: Editora da UFRJ, 2003.

VEIGA-NETO, A. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.