Banner Portal
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever
PDF

Palavras-chave

Políticas públicas em educação. Formação de professores em serviço. Material didático. Organização da ação pedagógica.

Como Citar

TASSONI, Elvira Cristina Martins; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 193–210, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i1.8634826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Campinas (SP), vêm compreendendo e se apropriando do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e equipe gestora sobre o Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos, com as professoras da escola, em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimento para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634826
PDF

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALMEIDA, Camila dos Santos. O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo estado de São Paulo 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, 2014.

ALMEIDA, Camila dos Santos; TASSONI, Elvira Cristina Martins. O coordenador pedagógico e a formação continuada no programa Ler e Escrever. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.43, p. 665-686, set./dez. 2014.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria Geral Parlamentar. Departamento de Documentação e Informação. Decreto nº 54.553, de 15 de julho de 2009. São Paulo. Disponível em:

http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2009/decreto%20n.54.553,%20de%2

07.2009.htm Acesso em: 20 mar. 2012.

CAMACHO, Priscila Vita. Um estudo sobre o “Programa Ler e Escrever” da rede pública do estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2010.

CELEGATTO, Conceição Aparecida. Formação em serviço: significado do “Programa Ler e Escrever” numa escola municipal de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

COLELLO, Silvia de Mattos Gasparian. A formação docente para além do ensinar a ensinar. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa. (Org.) Formação de Professores: múltiplos enfoques. São Paulo: Sarandi, 2013.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores-pesquisas, representações e poder. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico nas escolas Estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e Pesquisa, v.38, n. 4. São Paulo, out./dez. 2012.

KRAMER, Sônia. A. Leitura e Escrita formação de professores em curso. São Paulo: Editora Ática. 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Documento de Apresentação. Jan. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/apres.pdf Acesso em: 25 abr. 2012.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação, v. 15 n. 44 maio/ago. 2010.

NÓVOA, António. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.) O ofício do professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NÓVOA, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa 2009.

SÃO PAULO (Estado). Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Secretaria de Estado da Educação. Letra e Vida. Página Inicial. Apresentação do programa Letra e Vida. (s/d). Disponível em: http://cenp.edunet.sp.gov.br/letravida/ Acesso em: 22 mai. 2012.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado. Resolução SE nº 28/1996. Dispõe sobre o processo de seleção, escolha e designação de docente para exercer as funções de Professor Coordenador, em escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas. São Paulo, 1996.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE 86, de 19-12-2007. Institui, para o ano de 2008, o Programa “Ler e Escrever”, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São

Paulo. São Paulo, 2007a. Disponível em:

http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/86_07.HTM?Time=4/13/2013%205:37:20%20PM Acesso em: 2 mai. 2012.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE 88, de 19-12-2007. Dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo, 2007b. Disponível em:

http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/88_07.HTM Acesso em: 2 mai. 2012.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE 89, de 19-12-2007. Dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo, 2007c. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/89_07.HTM?Time=4/13/2013%205:43:12% 20PM Acesso em: 2 mai. 2012.

SÃO PAULO, (Estado) Secretaria da Educação. Ler e escrever: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas; professor – 1ª série -Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2010.

TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Formação e atuação de professores para além das disciplinas específicas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa. (Org.) Formação de Professores: múltiplos enfoques. São Paulo: Sarandi, 2013.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.