Banner Portal
Convergência e integração de tecnologias criativas em ambientes virtuais
PDF

Palavras-chave

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tecnologia Educacional. Disseminação da Tecnologia Educacional.

Como Citar

ABEGG, Ilse; DE BASTOS, Fábio da Purificação. Convergência e integração de tecnologias criativas em ambientes virtuais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 60–70, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8635592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635592. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possuem uma grande relevância na vida dos indivíduos na sociedade contemporânea. Isso porque estão inseridas em vários contextos do dia a dia, inclusive na educação. Nosso objetivo é trazer contribuições e resultados de pesquisas realizadas no escopo da escolaridade, na implementação de proposta pedagógica na perspectiva da convergência e integração. Convergência entre modalidades educacionais mediadas por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) e integração das TIC para o desenvolvimento de produção colaborativa. Destacamos as tecnologias criativas como ferramentas para a organização das atividades de estudo. A pesquisa-ação desenvolvida teve o foco na referida integração e convergências das tecnologias criativas, centrando-se nas ferramentas wiki e glossário do Moodle, para promover a colaboração em rede. Como resultados, apontamos contribuições inovadoras no âmbito do planejamento, monitoramento e avaliação em rede das ações docentes e discentes mediadas tecnologicamente. Além disso, sistematizamos a ampliação e o aprimoramento do desenvolvimento da fluência tecnológica de todos os envolvidos.

https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635592
PDF

Referências

ABEGG, Ilse; BASTOS, Fábio da Purificação de . Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em Ciências Naturais e suas tecnologias: exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, 2005. Disponível em: <http://goo.gl/n1mBRq>. Acesso em: 26 mai. 2015. ISSN 1579-1513.

ABEGG, Ilse. Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres. 2009. 183 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2009. Disponível em: <http://goo.gl/5c1BFc>. Acesso em: 26 mai. 2015.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge and action research. London: The Falmer Press. 1986.

CYSNEIROS, Paulo G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. Reunião Anual da 23. ANPEd. Caxambu, Minas Gerais. set. 2000. Disponível em: < http://goo.gl/bGA7zu>. Acesso em: 26 mai. 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1967. Disponível em: <http://goo.gl/iRBqsY>. Acesso em: 26 mai. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: <http://goo.gl/kDiZ22>. Acesso em: 23 jun. 2014.

GANGUIN, Sonja; HOBLITZ, Anna. Mobile Media – Mobile Creativity? Revista Comunicação e Sociedade, Braga, Portugal, v. 22. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/ZTqDzW>. Acesso em: 26 mai. 2015. ISSN 2183-3375.

HACKBARTH, Steven. The educational technology handbook: a comprehensive guide. Educational Techonology Publications, Englewoods Cliffs, New Jersey, USA, 1996.

LIBORIUSSEN, Bjarke. On the Origin Myths of Creativity, with Special Attention to the Use of Digital Tools in Architectural Work. Revista Comunicação e Sociedade, Braga, Portugal, v. 22. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/ZTqDzW>. Acesso em: jan. 2015.

TAKAHASHI, Tadao (Org). Sociedade da informação no Brasil - Livro Verde. Brasília: MCT. set. 2000.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.