Banner Portal
A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Saberes docentes
Ensino de Ciências
Narrativas pedagógicas
Reflexividade.

Cómo citar

GUIMARÃES, Mônica Narciso; ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 250–268, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8637514. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637514. Acesso em: 20 may. 2024.

Resumen

Nosso objetivo na pesquisa em tela foi o de evidenciar os saberes adquiridos e acumulados durante o percurso no projeto Um corpo em Construção, bem como o de capturar, por meio dos registros, as interações e os significados que engendraram a construção desses saberes. A atividade pedagógica em questão é um recorte do referido projeto realizado pelos alunos do 8º ano de uma instituição pública de ensino, do âmbito federal, no Rio de Janeiro, que prevê a construção de um corpo humano feito no interior de um molde de acetato e de sua história como personagem em uma narrativa ficcional. Nesse artigo, trazemos a narrativa pedagógica de um momento com um dos grupo quando estes alunos-autores deram vida/corpo ao personagem Carlos Eduardo. Os saberes construídos na vivência deste projeto, mediatizados pelas interações – emergentes ou intencionais – entre professora e alunos se revelam, especialmente, por um processo intencional de reflexividade. Novos olhares e novos saberes poderiam recuperar outras formas de dialogar com as múltiplas realidades que se apresentam face a face conosco nas salas de aula. Saberes que as ciências ainda não conhecem.

https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637514
PDF (Português (Brasil))

Citas

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes. 1996.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GAUTHIER, Clemont; MARTINEAU, Stephane; DESBIENS, Jean-François; LIMA, Francisco Pereira de; MALO, Annie. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

GUIMARÃES, Mônica Narciso. A educação em Ciências em um contexto interacional: o uso das intervenções orais dos alunos. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2000.

JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal: EdUFRN: São Paulo: Paulus, 2008. p. 23-50.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LOGUERCIO, Rochele de Quadros; DEL PINO, José Carlos. Os discursos produtores da identidade docente. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 1, p. 17-26. 2003. Disponível em: < http://goo.gl/3POy4n>. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 1980-850X.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; CUNHA, Renata Barrichelo (Org.). Percursos de autoria: exercícios de pesquisa. Campinas: Alínea, 2007.

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; SÁ-CHAVES, Idália da Silva Carvalho. Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo. Relatório de estágio pós-doutoral. Portugal: Universidade de Aveiro, 2007.

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão, SÁ-CHAVES, Idália da Silva Carvalho. Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 189-203. jun./2008. Disponível em: < http://goo.gl/13kgG0>. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 1676-2592.

SHULMAN, Lee. Paradigms and researcher programs in the study of teaching: a contemporary perspective. In: WITTROCK, Matthew. (Org.) Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: MacMillan, 1986a.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational

Researcher, Washington, v. 15, n. 2, 1986b.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. Harvard, v. 57, n. 1. February 1987.

SHULMAN, Lee. The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma

teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O ofício de professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis: Vozes. 2008.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louis. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto

Alegre, RS, n. 4, p. 215-233. 1991.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no

magistério. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 21, n. 73, p. 209-244. dez./2000. Disponível em: < http://goo.gl/i2d1L>. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 1678-4626

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.