Banner Portal
A invasão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas e o diálogo necessário
PDF

Palavras-chave

Estudo de egressos. Tecnologia de Informação e Comunicação. Processos formativos.Práticas pedagógicas. Contexto sociocultural.

Como Citar

SIQUEIRA, Graziele Cancio; FONTOURA, Helena Amaral da. A invasão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas e o diálogo necessário. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 122–135, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8637541. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637541. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo baseia-se numa pesquisa de mestrado em educação que dialoga com professores egressos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade localizada no estado do Rio de Janeiro enquanto sujeitos mediadores entre os jovens, as demandas culturais e a estrutura escolar, tendo como eixo a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em seus processos formativos e práticas pedagógicas. Há o destaque aqui para a importância da leitura de mundo (Freire) do educando, que se desdobra a partir do contexto sociocultural no qual este se insere, com ênfase na premência do diálogo que coadune estes elementos objetivando a compreensão da invasão das TIC nas escolas, seja por via direta através dos recursos que emprega, ou indireta, em função da lógica que sua globalização produz, alterando linguagens e modalidades relacionais, construindo outros paradigmas. Discute-se também o entrincheiramento da instituição escolar e sua impermeabilidade aos fatores externos comboiados pelo seu material humano, o que desperta novamente a necessidade do diálogo para o entendimento destas formas outras de interação.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637541
PDF

Referências

CASTELLS, Manuel (Org.). A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Belém: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 2006, p. 17-30.

FERNANDES, Gláucia Braga Ladeira. Universidade e inserção profissional: um estudo de egressos das licenciaturas da faculdade de formação de professores da UERJ. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, RJ, 2011. Disponível em: https://goo.gl/zuoaOb. Acesso em: 02 jul. 2015.

FONTOURA, Helena Amaral. Residência Pedagógica: investigação-ação com professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 20, n. 43, p. 307-322. maio/ago. 2011. Disponível em: http://goo.gl/b8Y77J. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 0104-5962.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, MG, v. 03, p. 11-49. ago./dez. 2010. Disponível em: http://goo.gl/7IQtOr. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 2176-4360.

GUIMARÃES, Gláucia Campos. A articulação de linguagens na TV: questões educacionais para a sociedade multimidiática. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Disponível em:

http://goo.gl/XwFFzj. Acesso em: 02 jul. 2015.

KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 11, n. 55, p. 03-08. jul./set. 1992. Disponível em: http://goo.gl/156Spt. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 2176-6673.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, SP, v. 14, n. 01, p. 85-93. 2000. Disponível em: http://goo.gl/muA6Z3. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 1806-9452.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: http://goo.gl/MKAK9U. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 1413-2478.

LEVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, SP, v. 18, p. 07-14. maio/ago. 2000. Disponível em: http://goo.gl/H3kz1B. Acesso em: 02 jul. 2015. ISSN 0104-6829.

NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, António (Org.) Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009, p. 25-46. Disponível em: http://goo.gl/7uQKN3. Acesso em: 02 jul. 2015.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.