Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Joana Peixoto

Resumo


O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online  quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento.


Palavras-chave


Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, Katia. Morosov. Educação a distância e tutoria: anotações sobre o trabalho docente. In: ALONSO, Katia Morosov; RODRIGUES, Rosangela Schwarz; BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Orgs.). Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Cuiabá: Central de Texto: EdUFMT, 2009, p. 81-98.

ANDERSON, Terry. The dance of technology and pedagogy in self-spaced distance education. In: 17 ICDE WORLD CONGRESS, Maastricht, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2014.

ANDERSON, Terry; DRON, Jon. Three generations of distance education pedagogy. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 12, n. 3, p. 80-97. mar. 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015. ISSN 1492-3831.

ANDERSON, Bill; SIMPSON, Mary. History and heritage in open, flexible, and distance education. Journal of Open, Flexible and Distance Learning, v. 16, n. 2, p. 1-10. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015. ISSN 1179-7673.

BÉGUIN, Pierre; RABARDEL, Pierre. Concevoir pour les activités instrumentées. Revue d’intelligence artificielle, v. 10, p. 35-54. 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015. ISSN 1958-5748.

CATAPAN, Araci Hack. Mediação pedagógica diferenciada. In: ALONSO, Kátia Mosorov; RODRIGUES, Rosangela Schwarz; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Cuiabá: Central de Texto: EdUFMT, 2009, p. 71-79.

FEENBERG, Andrew. (Re)penser la technique. Vers une technologie démocratique. Paris: Éditions La Découverte, 2004.

FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? In: NEDER, Ricardo T. (Org.). A teoria da crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: UnB, v. 01, n. 03, p. 39-51. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015. ISSN 2175-2478.

LENOIR, Yves. Tradução de Joana Peixoto e Cláudia Helena dos Santos Araújo. A intervenção educativa, um construto teórico para analisar as práticas de ensino. Revista Educativa, Goiânia, GO, v. 14, n. 01, p. 09-38. jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015. ISSN 1983-7771.

LITTO, Frederic. O atual cenário internacional da EAD. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009, p. 14-20.

NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto, 1995.

PERAYA, Daniel. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: ALAVA, Seraphin et al. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 25-52.

PERAYA, Daniel. La formation à distance: un dispositif de formation et de communication médiatisées. Une approche des processos de médiatisation et de médiation. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 04, n. 03, p. 200-204. set/dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2015. ISBN 2177-6202.

PETERS, Otto. Distance education and industrial production: a comparative interpretation in outline. In: KEEGAN, D. (Ed.). On distance education: the industrialization of teaching and learning. London: Routledge, 1994, p. 107-127.

PETERS, Otto. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Tradução de Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

RABARDEL, Pierre. Éléments pour une approche anthropocentrique des techniques dans le système éducatif. In: MARTINAND, Jean-Louis; DUREY, Alain. (Org.). Actes du Séminaire de Didactique des Disciplines Technologiques Cachan 1993-1994. Cachan: STEF, 1994. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2014.

RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995a. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2011.

RABARDEL, Pierre. Les hommes et les Technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995b. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2011.

RABARDEL. Pierre. Éléments pour une approche instrumentale en didactique des mathématiques. In: BAILLEUL Maxime. (Ed.). Actes de la dixième École d’Été de Didactique des Mathématiques. Houlgate: IUFM de Caen, 1999a, p. 203-223.

RABARDEL, Pierre. Le langage comme instrument? Éléments pour une théorie instrumentale étendue. In: CLOT, Yves (Sous la direction de). Avec Vygotski. Paris: La Dispute: SNÉDIT, 1999b, p. 265-289.

RABARDEL, Pierre; PASTRÉ, Pierre. Modèles du sujet pour la conception. Dialectiques, activités, développement. Toulouse: Octarès, 2005.

TOSCHI, Mirza Seabra. Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. São Paulo: ANPAE, 2011a, v. 1, p. 1-15. ISSN 15179702.

TOSCHI, Mirza Seabra. CMDI - Comunicação mediada por dispositivo indutor: elemento novo nos processos educativos. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza (Org.). Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011b, p. 113-131.




DOI: http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i2.8639484

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ETD - Educação Temática Digital

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

(c) ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas (SP) - ISSN 1676-2592.