Banner Portal
Processo de etiquetagem para implantação da tecnologia RFID na Biblioteca do Centro Universitário Univates
Português

Palavras-chave

RFID. Biblioteca Universitária. Segurança. Fluxo de trabalho. Tecnologia da Informação

Como Citar

SILVEIRA, Nalin Ferreira da; VALMORBIDA, Willian. Processo de etiquetagem para implantação da tecnologia RFID na Biblioteca do Centro Universitário Univates. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 334–347, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i2.8641634. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8641634. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) tem se destacado como uma ferramenta para automação, segurança e gestão de acervos de bibliotecas. O presente artigo descreve o processo inicial de implantação da tecnologia RFID no acervo da Biblioteca do Centro Universitário Univates (UNIVATES), evidenciando os recursos humanos e de informática envolvidos. O tempo entre planejamento e execução da gravação e etiquetagem ocorreu no período de novembro de 2013 a março de 2014. Conclui-se que processo de preparação do acervo para receber esta tecnologia é demorado e custoso, entretanto, o adequado planejamento, assim como a utilização de recursos da tecnologia da informação que possibilitem gerenciar todo o processo, permitem maior confiabilidade e agilidade. 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v14i2.8641634
Português

Referências

BIBLIOTHECA. Disponível em: http://www.bibliotheca.com/1/index.php/pt/. Acesso em: 23 dez. 2013.

COMUNITÁRIAS - Portal das Instituições Comunitárias de Educação Superior. Disponível em: http://www.comunitarias.org.br/site/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1. Acesso em 23 mar. 2014.

DUTRA, Anna Khris Furtado; OHIRA , Maria Lourdes Blatt. Informatização e automação de bibliotecas: análise das comunicações apresentadas nos seminários nacionais de bibliotecas universitárias (2000, 2002 e 2004). Informação & Informação, Londrina, v. 9, n. 1/2, jan./dez. 2004 .

EDWARDS, Simon; FORTUNE, Mick. A Guide to RFID in Libraries. Book Industry Communication, 2008.

GNUTECA. Disponível em: http://www.solis.com.br/gnuteca. Acesso em: 23 dez. 2013.

NISO. RFID in U.S. Libraries: A recommended practice of National Information Standasds Organization. Niso: Baltimore, 2012.

SILVEIRA, Nalin Ferreira da. Evolução das bibliotecas universitárias: information commons. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, jan./jun., 2014.

SOARES, Eva Falcão , et al. Vantagens e desvantagens da aplicação da tecnologia RFID na automação de uma biblioteca de uma Universidade Federal. In: Simpósio de engenharia de produção nordeste, 7, 2012, Mossoró. Anais... Mossoró: SERPRONE, 2012.

VIERA, Angel Freddy Godoy; VIERA, Sonia Dominga Godoy; VIERA, Lourdes Elizabeth Godoy. Tecnologia de identificação por radiofreqüência: fundamentos e aplicações em automação de bibliotecas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. 24, 2007.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.