Artigos publicados na Labor & Engenho falam sobre infraestrutura verde e telhados verdes no desenho e desenvolvimento urbano

Artigos publicados na Labor & Engenho falam sobre infraestrutura verde e telhados verdes no desenho e desenvolvimento urbano

Por Danielle Thiago Ferreira

Gildenir Carolino Santos

 

A Labor & Engenho, revista vinculada a Faculdade de Engenharia Civil, tem por objetivo difundir a engenharia e a ciência aplicadas ao desenvolvimento regional sustentável, valorizando o trabalho (labor) e a inovação (engenho) resultantes da pesquisa acadêmica ou da experiência profissional, destacando processos produtivos ou culturais que integram sistemas hídricos e territoriais, promovendo a sustentabilidade desses processos e sistemas a partir da conservação do patrimônio e da paisagem visando o desenvolvimento local, disponibilizando conhecimentos específicos sobre o planejamento urbano e rural.

Neste ano de 2017 destacamos dois 2 artigos de excelente qualidade publicados no último número da revista para divulgação neste espaço do blog PPEC. O primeiro deles, convida o leitor a caminhar na Trilha Norte-Sul e a investigar a suposição de que bons passeios públicos possam estimular a prática de uma boa caminhada. Os objetivos do trabalho consistem em analisar as condições das calçadas e os hábitos relativos à caminhada, assim como os locais onde isto é efetivado; verificar os costumes referentes ao uso das praças e parques; e avaliar os efeitos das ilhas de calor no trecho entre o Parque da Água Branca e o Horto Florestal, na cidade de São Paulo [SP]. Os resultados da pesquisa mostram que em determinados trechos há a necessidade de realizar adequações nas calçadas e melhorias na arborização; aumentar a segurança das praças, e criar mais opções de lazer e esporte para a população. Por fim, foram observadas ilhas de calor na área de estudo, as quais coincidiram com os locais onde a arborização foi avaliada como crítica. Assim, convidamos os leitores a aprofundarem-se nas questões de infraestrutura verde com o artigo intitulado “Caminhar na Trilha Norte-Sul: infraestrutura verde entre o Parque da Água Branca e o Horto Florestal em São Paulo [SP]”, de autoria de Cíntia Miua Maruyama e Maria de Assunção Ribeiro Franco.

O segundo artigo induz ao leitor a ultrapassar as fronteiras do estado de São Paulo para dar uma esticada até o Rio de Janeiro, e discutir o papel dos telhados verdes no desenho e no próprio desenvolvimento urbano de baixo impacto ambiental. No artigo intitulado “Avaliação do papel dos telhados verdes no desenho e desenvolvimento urbano de baixo impacto ambiental e no controle de enchentes na Cidade do Rio de Janeiro”, os autores Dayana Martins Nunes, Paulo Luiz da Fonseca e Luciene Pimentel da Silva estudaram e pesquisaram sobre as questões relacionadas ao manejo das águas pluviais urbanas e avaliam o desempenho dos telhados verdes como dispositivos nos sistemas de micro e macrodrenagem. A metodologia envolveu a aplicação de modelos computacionais hidrológicos-hidráulicos através de estudo de caso em bacia hidrográfica localizada em área de paisagem Peri urbana na cidade do Rio de Janeiro.

 

Referências:

NUNES, Dayana Martins; SILVA, Luciene Pimentel da; FONSECA, Paulo Luiz da. Avaliação do papel dos telhados verdes no desenho e desenvolvimento urbano de baixo impacto ambiental e no controle de enchentes na Cidade do Rio de Janeiro. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 374-393, set. 2017. ISSN 2176-8846. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8648820>. Acesso em: 23 nov. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/labore.v11i3.8648820.

MARUYAMA, Cíntia Miua; FRANCO, Maria Assunção Ribeiro. Caminhar na Trilha Norte-Sul: infraestrutura verde entre o Parque da Água Branca e o Horto Florestal em São Paulo [SP]. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 355-373, set. 2017. ISSN 2176-8846. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8649714>. Acesso em: 23 nov. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/labore.v11i3.8649714.

Como citar este post:

FERREIRA, Danielle Thiago; SANTOS, Gildenir Carolino. Artigos publicados na Labor & Engenho falam sobre infraestrutura verde e telhados verdes no desenho e desenvolvimento urbano.  Blog PPEC, Campinas, v.6, n.2, out. 2017. ISSN 2526-9429. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2017/10/31/artigo_labor/>.  Acesso em: dia mês abreviado ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.