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Entendimentos de professoras unidocentes sobre o tema saúde
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Palavras-chave

Saúde. Planejamento e Plano de estudos. Professores. Escola Formação docente

Como Citar

JESUS, Rhenan Ferraz de; SAWITZKI, Rosalvo Luis. Entendimentos de professoras unidocentes sobre o tema saúde: apontamentos frente à formação inicial/continuada, planos de estudos e planejamentos docentes em uma escola estadual do RS. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 4, p. 49–78, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i4.8643433. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8643433. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

Neste estudo pretendeu-se estabelecer um paralelo entre os planos de estudos de uma escola e os planejamentos unidocentes nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, buscando averiguar se os professores trabalham, em seus planejamentos, a temática Saúde sob a ótica do que está previsto nesses planos de estudos. Sendo assim, constituiu-se uma investigação descritiva qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, dividida em quatro etapas: 1) levantamento bibliográfico; 2) autorização Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e consentimento da Direção da escola e professores; 3) análise documental; e 4) aplicação de questionário. Utilizou-se uma técnica de organização de dados e análise descritiva. Pelos resultados das análises, foi possível identificar a existência de conteúdos relacionados à Saúde nos Anos Iniciais, sendo notório que esses documentos trazem uma abordagem e entendimento por Saúde de uma maneira ampla e abrangente, ainda que, predominantemente, ao enfoque biológico. Entende-se haver a necessidade de uma reformulação nos planejamentos de ensino dos professores e dos planos de estudos da escola para trabalhar a Saúde em uma perspectiva mais abrangente e educativa, considerando todos os aspectos do contexto do aluno.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643433
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