Materiais didáticos e a educação física escolar

Palavras-chave: Material escolar, Professor, Educação física, Escola

Resumo

Os materiais didáticos são instrumentos que podem auxiliar o professor no processo de ensino e os alunos na aprendizagem sobre os conteúdos curriculares. O objetivo deste estudo foi discutir sobre a relação entre os materiais didáticos e a Educação Física escolar, apresentando trabalhos que refletem e argumentam a respeito desta relação, inclusive em alguns deles inserindo-se as tecnologias no desenvolvimento dos materiais. Espera-se que a produção dos materiais didáticos possa ser maior na Educação Física escolar para que o professor tenha mais recursos para ministrar os conteúdos curriculares nas aulas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Klein Tahara, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui Graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro (2001), Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro (2004) e Doutorado (em andamento) em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro. Desde 2007 é Docente (Prof. Assistente - B) do Curso de Licenciatura em Educação Física da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus/BA. É Membro Pesquisador do LETPEF - Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física, da UNESP/Rio Claro.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e livre docência pela Unesp. Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987, coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF) e é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq desde 1997. Atuou como consultora e elaboradora dos Parâmetros Curriculares Nacionais e atualmente participa da Comissão de Especialistas da Base Nacional Comum.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos (lutas, danças e práticas corporais de aventura) e avaliação. Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em rede da Educação Física.

Cristiano de Sant'nna Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Montenegro (1996), graduação em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002), mestrado em Cultura & Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atuou como professor de Educação Física Escolar na rede estadual da Bahia durante 14 anos e coordenador de Educação Física Escolar e Esporte da Diretoria Regional durante 04 anos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz e Diretor do Departamento de Saúde. Coordenou o curso de Especialização em Educação Física e Esporte da UESC em parceria com a Secretaria de Educação Estadual da Bahia. Atua como coordenador do Projeto de extensão Pintando o Esporte de iniciação esportiva, desde 2007. Professor do Mestrado Profissional em Educação. Pesquisados da rede CEDES (Projeto aprovado no Ministério do Esporte/Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar; Esporte; Formação Continuada.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

AMBRÓS, Queralt Prat; FOGUET, Oleguer Camerino; RODRÍGUEZ, Jordi Lluís Coiduras. Introducción de las TIC em educación física: estudio descriptivo sobre la situación actual. Apunts: educación física y deportes, Barcelona, n. 113, p. 37- 44, jul./sept. 2013.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernanda. Livros didáticos de história: práticas e formação docente. In: DALBEN, Ângela et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, p. 544-565, 2010.

DARIDO, Suraya Cristina et al. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 450-457, abr./jun. 2010.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de Educação Física: aproximações a partir do currículo do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 21, p.701-716, 2015.

GASPARI, Telma Cristina et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v.14, n.3, p.109-137, 2006.

GEMENTE, Florence Rosana Faganello. Atletismo na educação física escolar: a elaboração colaborativa do software Atletic. 2015. 217f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.

GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Deve-se utilizar as tecnologias da informação e comunicação em aulas de educação física? Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.10, n. 2, p.111-128, jul./dez. 2014.

GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Utilizando o moodle na Educação Física: sobre um material didático virtual para o ensino do atletismo. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 109-124, 2015.

GODOI, Kátia Alexandra de; PADOVANI, Stephania. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção, v. 19, n. 3, p. 445-457, set./dez. 2009.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro Didático como Tecnologia Educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 321f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2012.

RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático na Educação Física escolar: a visão dos professores. Motriz, Rio Claro, v. 17 n. 1, p. 48-62, jan./mar. 2011.

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheidt. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.187-196, 2012.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. “Campos de luta”: o processo de construção coletiva de um livro didático na Educação Física no Ensino Médio. 2012. 364f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

SACRISTÁN, José Gimeno; O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na Educação Física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 175f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

SÚNEGA, Paula Beatriz Camargo et al. Luz, câmera, educação e ... cesta: produção e implementação de materiais audiovisuais para o ensino do basquetebol e dos temas transversais nas aulas de Educação Física. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.8, n.2, p.44-64, jul/dez. 2012.

VAZ, José Murilo Calixto et al. Material didático para ensino de biologia: possibilidades de inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 81-104, 2012.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n. 30, p.1-14, jul./set. 2009.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2017-11-18
Como Citar
Tahara, A. K., Darido, S. C., & Bahia, C. de S. (2017). Materiais didáticos e a educação física escolar. Conexões, 15(3), 368-379. https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8649968
Seção
Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)