Banner Portal
Materiais didáticos e a educação física escolar
PDF

Palavras-chave

Material escolar
Professor
Educação física
Escola

Como Citar

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina; BAHIA, Cristiano de Sant’nna. Materiais didáticos e a educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 368–379, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i3.8649968. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649968. Acesso em: 20 jul. 2024.

Resumo

Os materiais didáticos são instrumentos que podem auxiliar o professor no processo de ensino e os alunos na aprendizagem sobre os conteúdos curriculares. O objetivo deste estudo foi discutir sobre a relação entre os materiais didáticos e a Educação Física escolar, apresentando trabalhos que refletem e argumentam a respeito desta relação, inclusive em alguns deles inserindo-se as tecnologias no desenvolvimento dos materiais. Espera-se que a produção dos materiais didáticos possa ser maior na Educação Física escolar para que o professor tenha mais recursos para ministrar os conteúdos curriculares nas aulas. 

https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8649968
PDF

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

AMBRÓS, Queralt Prat; FOGUET, Oleguer Camerino; RODRÍGUEZ, Jordi Lluís Coiduras. Introducción de las TIC em educación física: estudio descriptivo sobre la situación actual. Apunts: educación física y deportes, Barcelona, n. 113, p. 37- 44, jul./sept. 2013.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernanda. Livros didáticos de história: práticas e formação docente. In: DALBEN, Ângela et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, p. 544-565, 2010.

DARIDO, Suraya Cristina et al. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 450-457, abr./jun. 2010.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Blog educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de Educação Física: aproximações a partir do currículo do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 21, p.701-716, 2015.

GASPARI, Telma Cristina et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v.14, n.3, p.109-137, 2006.

GEMENTE, Florence Rosana Faganello. Atletismo na educação física escolar: a elaboração colaborativa do software Atletic. 2015. 217f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.

GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Deve-se utilizar as tecnologias da informação e comunicação em aulas de educação física? Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.10, n. 2, p.111-128, jul./dez. 2014.

GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Utilizando o moodle na Educação Física: sobre um material didático virtual para o ensino do atletismo. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 109-124, 2015.

GODOI, Kátia Alexandra de; PADOVANI, Stephania. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção, v. 19, n. 3, p. 445-457, set./dez. 2009.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro Didático como Tecnologia Educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 321f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2012.

RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático na Educação Física escolar: a visão dos professores. Motriz, Rio Claro, v. 17 n. 1, p. 48-62, jan./mar. 2011.

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheidt. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.187-196, 2012.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. “Campos de luta”: o processo de construção coletiva de um livro didático na Educação Física no Ensino Médio. 2012. 364f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

SACRISTÁN, José Gimeno; O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na Educação Física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 175f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

SÚNEGA, Paula Beatriz Camargo et al. Luz, câmera, educação e ... cesta: produção e implementação de materiais audiovisuais para o ensino do basquetebol e dos temas transversais nas aulas de Educação Física. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.8, n.2, p.44-64, jul/dez. 2012.

VAZ, José Murilo Calixto et al. Material didático para ensino de biologia: possibilidades de inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 81-104, 2012.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n. 30, p.1-14, jul./set. 2009.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.