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Ginástica e pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

PIBID
Pedagogia histórico-crítica
Ginástica
Educação física escolar

Como Citar

FURTADO, Renan Santos; SILVA, Leandro Henrique Cruz. Ginástica e pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações na Escola Maria Luiza Costa e Rêgo. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019002, 2019. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8653006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8653006. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

Objetivo: Trata-se de um relato de experiência que envolveu bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará (UFPA), do subprojeto do curso de Educação Física. Teve como lócus de intervenção principal a Escola E. E. F. M. Professora Maria Luiza Costa e Rêgo, localizada no bairro do Bengui na cidade de Belém. Enquanto objetivo geral desse relato, buscamos: analisar as possibilidades metodológicas para o ensino da ginástica na escola a partir da abordagem crítico-superado e da pedagogia histórico-crítica. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o trabalho se baseia na metodologia da pesquisa ação, fazendo uso também de consulta em bibliografia especializada. Resultados e discussões: apontamos que o ensino dos fundamentos básicos da ginástica na escola pode se apresentar como um instrumento fundamental para a elevação cultural dos alunos quando articulado com uma sólida teoria pedagógica e com processos metodológicos inovadores. Conclusão: É evidente que o campo profissional da Educação Física brasileira, em especial a área escolar, cada vez mais tem avançado nas suas sistematizações e na socialização de conteúdos e de metodologias inovadoras. Desse modo, consideramos que o estudo em questão adentra nessa perspectiva, podendo inspirar práticas transformadoras.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653006
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