A avaliação na construção da didática em Educação Física

reflexões e considerações em uma comunidade de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8655629

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Didática, Planejamento, Instrumentos de avaliação

Resumo

A avaliação na Educação Física (EF) em uma Comunidade de Aprendizagem é o foco deste artigo. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou análise documental, observação não-participante e entrevista semiestruturada com um docente de EF para coleta de dados. O professor utiliza conversas antes e depois das atividades, registro escrito das observações, troca de e-mails e conversas individuais com os/as educandos/as como instrumentos de avaliação uma vez que entende que ela precisa considerar todo o processo educacional. Conclui-se que o docente pesquisado utiliza tais instrumentos de avaliação para dialogar com os/as alunos/as sobre os conhecimentos adquiridos durante as atividades realizadas e se serve desses procedimentos para reorganizar a sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas

Doutoranda em Educação Física também pela Universidade São Judas. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de São Paulo e do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos. São Paulo - SP, Brasil.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior. São Paulo - SP, Brasil.

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Centro Universitário FIEO

Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora, pesquisadora e orientadora de pesquisas qualitativas em curso de mestrado e doutorado em Educação Física.  Centro Universitário FIEO, Departamento de Educação Física. São Paulo - SP, Brasil.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0736129.pdf

BRACHT, Valter; CAPARROZ, Francisco Eduardo. O tempo e o lugar de uma Didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, Autores Associados, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/download/53/61

CAPLLONCH, Marta; FIGUERAS, Sara. Educación física y comunidades de aprendizaje. Estúdios pedagógicos (Valdivia), v. 38, n. Especial, p. 231-247, 2012. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052012000400013&lng=es&nrm=iso

CORDOVIL, Alenir de Pinho Romualdo; GOMES, Cleomar Ferreira; MOREIRA, Evando Carlos; SILVA, Marcia Cristina Rodrigues. O espaço da Educação Física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no Ensino Médio. Pensar a Prática. Goiânia, v. 18, n. 4, p. 834-847, 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34352

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 2002.

GIL, Carlos Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GREENVILE, Roberta; FERNANDES, Saulo. Avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar. Motrivivência. Ano 19, n. 28, p. 120-138, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6473

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MARTINS, Joel. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Centauro, 2003.

MAUAD, Juçara Maciel. Avaliação em Educação Física escolar: um relato de experiência. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo e "mente". Papirus Editora, 1986.

MELO, Luciene Faria. O portfólio como uma possibilidade de intervenção pedagógica em Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física Esportes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MELO, Luciene Faria; FERRAZ, Osvaldo Luiz; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. O portfólio como possibilidade de avaliação na Educação Física Escolar. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 21, n. 1, p. 87-97, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/download/7090/5710/

MALDONADO, Daniel Teixeira. Refletindo sobre as práticas avaliativas nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 2, v. 2, p. 92-110, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311948561_Refletindo_sobre_as_praticas_avaliativas_nas_aulas_de_Educacao_Fisica_Escolar

NOGUEIRA, Valdilene Aline. A Pedagogia da Educação Física: diálogos e reflexões em uma Comunidade de Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2016. Disponível em: https://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4038878.pdf

SANTOS, Wagner; MAXIMIANO, Francine de Lima. Avaliação na Educação Física Escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000400006&lng=en&nrm=iso

SANTOS, Wagner; MACEDO, Lyvia Rostoldo; MATOS, Juliana Martins Cassani; MELLO, André da Silva; SCHNEIDER, Omar. Avaliação na Educação Física Escolar: construindo possibilidades para a educação profissional. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 153-179, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000400008&lng=en&nrm=iso

SANTOS, Wagner; MATHIAS, Bruna Jéssica; MATOS, Juliana Martins Cassani; VIEIRA, Aline Oliveira. Avaliação na Educação Física Escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento. Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-218, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/46895

SANTOS, Wagner; FROSSARD, Matheus Lima; MATOS, Juliana Martins Cassani; FERREIRA NETO, Amarílio. Avaliação em Educação Física Escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento. Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 9-22, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/63067

SALDAÑA, Johnny. Fundamentals of Qualitative Research: understanding qualitative research, New York, Oxford University Press, 2013.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia-Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 1987.

SILVA, Fábio Ferreira; MOURA, Sarah Emanuelle Wanderley Barbosa; PEREIRA, Raquel Stoilov. A avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um retrato da prática dos professores de Educação Física na rede pública municipal de Cuiabá. Pensar a Prática. Goiânia, v. 18, n. 2, p. 368-381, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-784651

SILVA, Josias Ferreira; BANKOFF, Antonia Dalla Pria. Métodos de avaliação em Educação Física no Ensino fundamental. Revista Conexões. Campinas, v. 8, n. 1, p. 54-76, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637755

SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA, Nádia Maria Pereira. Reflexões pedagógicas na avaliação em Educação Física escolar. In: PEREIRA, Sissi Aparecida Martins; SOUZA, Gisele Maria Costa. Educação Física escolar: elementos para pensar a prática educacional. São Paulo: Phorte, 2010. p. 109-124.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

NOGUEIRA, V. A. .; MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. dos S. A avaliação na construção da didática em Educação Física: reflexões e considerações em uma comunidade de aprendizagem. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020001, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8655629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8655629. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)