Resumo
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar as produções acadêmico-científicas sobre as lutas na Educação Física escolar. Metodologia: Para a pesquisa foram utilizadas as diretrizes do Estado da Arte, com o objetivo mapear e discutir certa produção acadêmica em determinado campo do conhecimento. As buscas foram realizadas e iniciadas em janeiro de 2019 por trabalhos publicados a partir do ano de 2009, disponíveis para download em revistas nacionais de Qualis B2 (no mínimo) da área da Educação Física. Resultados e discussão: Percebe-se que, dos 119 artigos científicos encontrados nas buscas, cerca de 8,5% (10 artigos) são especificamente relacionados ao ensino de lutas na escola. Há consensos entre os artigos analisados como a baixa produção sobre o tema, a tendência a menor participação feminina e as dificuldades de tratar o conteúdo nas aulas de Educação Física. Considerações Finais: Logo, 10 artigos que versam a respeito das lutas no contexto escolar, a maior produção é sobre lutas no geral, totalizando oito (08) trabalhos, um que trata da capoeira e o outro do judô. Sugere-se que outras pesquisas possam ser realizadas para ampliação das discussões sobre a temática, com o intuito de popularizar o ensino das lutas nas escolas brasileiras, principalmente, nas aulas de Educação Física, e superar o estigma que as lutas são sinônimos de brigas.
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