Banner Portal
Percepções docentes sobre o ensino do jiu-jitsu nas aulas de educação física escolar
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
PDF

Palavras-chave

Jiu-jitsu
Artes marciais
Educação física escolar
Capacitação de professores

Como Citar

TELES, Luanny Jhannyffer Araujo; MOTA, Mabelle Maia; LIMA, George Almeida; SOARES, Stela Lopes. Percepções docentes sobre o ensino do jiu-jitsu nas aulas de educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024020, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8676679. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8676679. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Objetivo: apresentar percepções docentes sobre o ensino do jiu-jitsu nas aulas de educação física escolar. Metodologia: Esta pesquisa trata-se de um estudo transversal de abordagem quali-quantitativa. Por meio de questionários aplicados através de um formulário online na plataforma Google Forms, 48 professores/as de educação física do ensino básico da rede estadual do Ceará participaram deste estudo. Resultados e discussão: os resultados apontam que 52,1% dos/as docentes já tematizou o jiu-jitsu nas aulas de educação física e 47,9% nunca tematizou. No que concerne às dificuldades encontradas para a tematização do jiu-jitsu na educação física escolar, 41,4% dos/as participantes apresenta que nenhuma ou pouca vivência do jiu-jitsu se configura como a maior dificuldade. 25% dos/as professores/as consideram que a ausência de materiais ou espaços inadequados como principal empecilho. 12,5% consideram a prática perigosa ou violenta e outros 12,5% destacam que não possuem formação específica. 8,3% não sentem segurança para tematizar o jiu-jitsu. Considerações Finais: podemos concluir que déficits no desenvolvimento dos saberes experienciais são um fator significativo para a não tematização do jiu-jitsu nas aulas de educação física. Nesse ínterim, a vivência prática do jiu-jitsu nos processos formativos docentes é o fator que mais impacta na construção de conhecimentos ligados a essa prática corporal e, consequentemente, em sua tematização nas aulas de educação física escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8676679
PDF

Referências

ARRUDA, Pablo Delano Porfírio; SOUZA, Bertulino José de. Jiu-Jítsu: uma abordagem metodológica relacionada à quebra de estereótipos. Redfoco, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/340. Acesso em: 16 maio 2024.

BASTOS, João Luiz Dornelles; DUQUIA, Rodrigo Pereira. Um dos delineamentos mais empregados em epidemiologia: estudo transversal. Scientia medica, v. 17, n. 4, p. 229-232, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/2806. Acesso em: 16 maio 2024.

BOLDORI, Gabriel Ziel; SKOLAUDE, Lucas Silva; COELHO, Márcio Cardoso; ARAÚJO, Samuel Nascimento de; BOSSLE, Fabiano. Educação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimento. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 01-22, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/85859. Acesso em: 16 maio 2024.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt#. Acesso em: 16 maio 2024.

BORDALO, Alípio Augusto. Estudo transversal e/ou longitudinal. Revista Paraense de Medicina, Belém, v. 20, n. 4, p. 5, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 07 maio 2024.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706QP063OA. Acesso em: 16 maio 2024.

CARDOSO, Victor Simon. O ensino das lutas na educação física escolar: potencialidades e desafios. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) –Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

CARVALHO, Lilian Maria Ribeiro; SILVA, Gustavo Da Motta. As lutas na escola: um relato de experiência nas aulas de educação física no subúrbio carioca. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 22., e CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 9. 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/view/14967. Acesso em 17 maio 2024.

CORREIA, Walter Roberto. Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, p. 337-344, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/PqFhngJkXS7sbwy7rVXdNZw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2024.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, n. 2, p. 31-40, 2007. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/130. Acesso em: 30 abr. 2024.

DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo; FRANCHINI, Emerson. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física. In: NETO, Samuel de Souza; HUNGER, Dagmar; ALEGRE, Atilio de Nardi; PEREIRA, Juliana Martins. (Orgs). Formação profissional em Educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006.

GARCÍA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação docente, v. 2, n. 3, p. 11-49, 2010. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/31834. Acesso em: 31 maio 2024.

GOMES, Mariana Simões Pimentel; MORATO, Marcio Pereira; DUARTE, Edison; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/9743. Acesso em: 31 maio 2024.

GOMES, Mariana Simões Pimentel; SCARAZZATO, Juliana; FABIANI, Débora Jaqueline Farias. As aulas de educação física como espaço de ensino-aprendizagem das lutas: uma experiência docente. Cadernos do Aplicação, v. 35, n. 1, 2023.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/129898/88626. Acesso em: 31 maio 2024.

HEGELE, Bernhardt; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 99-107, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18953. Acesso em: 31 maio 2024.

HOCHMAN, Bernardo; NAHAS, Fabio Xerfan; FILHO, Renato Santos de Oliveira; FERREIRA, Lydia Masako. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 20, n. 2, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acb/a/bHwp75Q7GYmj5CRdqsXtqbj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 maio 2024.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, p. 31-61, 2000.

JACAUNA, Jasson Rodrigues; LAUREANO, Michelli Luciana Massolini; DUARTE, Marcelo Gonçalves. As percepções sobre o jiu-jitsu enquanto conteúdo das aulas de educação física escolar. ACTA Brasileira do Movimento Humano, v. 5, n. 2, p. 43-52, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/2842. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, George Almeida. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de Educação Física da cidade de Campos Sales/CE. Temas em Educação Física escolar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 71-86, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/373218862_ENSINO_DAS_LUTAS_NA_ESCOLA_UM_ESTUDO_COM_PROFESSORES_DE_EDUCACAO_FISICA_DA_CIDADE_DE_CAMPOS_SALES_-_CE. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, George Almeida; PEREIRA, Marcos Paulo. Contribuições das lutas nas aulas de educação física. Journal of Sport Pedagogy & Research, v. 9, n. 2, p. 4-13, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/372415022_Contribuicoes_das_lutas_nas_aulas_de_educacao_fisica. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, George Almeida; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert Elias. Educ. Form, v. 8, p. e11156-e11156, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11156. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, George Almeida; FABIANI, Débora Jaqueline Farias. Reflexões sobre o ensino das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo: uma revisão integrativa. Motrivivência, v. 35, n. 66, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/90670. Acesso em:15 maio 2024.

LIMA, George Almeida; MAIA, Francisco Eraldo da Silva. Os impactos da arte marcial no comportamento dos seus praticantes. Revista Interfaces: Saúde, humanas e tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1098-1104, 2021. Disponível em: https://interfaces.unileao.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/914. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, George Almeida; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Produção científica sobre a Luta Marajoara no Brasil: um estudo de revisão integrativa e análise do estado da arte. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 15, n. 38, p. 344-366, 2023. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1431. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, George Almeida; MOURA, Diego Luz. Reflexões sobre o desenvolvimento da huka-huka nas aulas de educação física: uma revisão integrativa. Revista Prática Docente, v. 7, n. 1, p. e019-e019, 2022. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/269. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, George Almeida; MACÊDO, Christiane Garcia; NETO, Álvaro Rego Millen. Reflexões sobre a participação das mulheres no campo das artes marciais e as representações de gênero incutidas nesse processo. Revista Cocar, v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7138. Acesso em: 31 maio 2024.

NETO, Flávio Py Mariante; VASQUES, Daniel Giordani; MYSKIW, Mauro. Da arte de artista no vale-tudo à arte de artesão no MMA: uma análise eliasiana das lutas. Revista Pensar a Prática, v. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72250/38939. Acesso em: 31 maio 2024.

MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. "O que eu mudaria? Muitas coisas!": os saberes e não saberes docentes presentes nas práticas docentes em Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, v. 22, p. 569-581, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/FyQKtRLw6vJ5njGZG6Y4Bhd/?format=html#. Acesso em: 31 maio 2024.

MOURA, Diego Luz; JUNIOR, Ivanildo Alves Lima da Silva; ARAUJO, João Gabriel Eugênio; SOUSA, Cleyton Batista de; PARENTE, Maria Larissy da Cruz. O ensino de lutas na educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a prática, v. 22, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51677/32998. Acesso em: 31 maio 2024.

NASCIMENTO, Jessica Priscila Ribeiro; SILVA, Amanda Cristine; SOARES, Raphael Almeida Silva. A prática do judô na escola: benefícios para o desenvolvimento infantil. Intercontinental Journal on Physical Education, v. 4, n. 2, p. 1-14, 2023. Disponível em: http://www.ijpe.periodikos.com.br/article/10.51995/2675-0333.v4i1e2020034/pdf/ijpe-4-2-e2020034.pdf. Acesso em: 31 maio 2024.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, p. e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/#. Acesso em: 31 maio 2024.

OLIVEIRA, Mateus Silva Barcelos de; MYSKIW, Mauro; SILVEIRA, Raquel da. Estudo etnográfico no lazer do jiu-jitsu ao meio dia: uma confraria de homens e suas masculinidades. Revista brasileira de estudos do lazer. Belo Horizonte. v. 7, n. 3, p. 25-44, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/25309. Acesso em: 16 maio 2024.

PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; MARINHO, Alcyane; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Lutas na escola: estratégias de ensino de professores de educação física. Journal of physical education, v. 32, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/mmDtgZRZk4js8ct5S4JV4kD/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 15 maio 2024.

RODRIGUES, Alba Iara Cae; ANTUNES, Marcelo Moreira. Ensinando lutas na escola: percepções e expectativas de dirigentes do ensino fundamental. Revista Valore, v. 4, n. 1, p. 885-899, 2019. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/288. Acesso em: 15 maio 2024.

ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz. Revista de Educação Física. UNESP, p. 167-178, 2005. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/10LRF.pdf. Acesso em: 15 maio 2024.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 02, p. 323-338, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/7wf83w6W8vSv6JKL5VhV95b/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 15 maio 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O Ensino das Lutas nas Aulas de Educação Física: Análise da Prática Pedagógica à luz de especialistas. Revista da educação física/UEM, v. 26, p. 505-518, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/MV3Fhn3tQ7kGRB7QYzN6yWz/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 15 maio 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O jiu-jitsu brasileiro nas três dimensões dos conteúdos nas aulas de educação física escolar. COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA, 4.: as lutas no contexto da motricidade, v. 4, 2009a.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Considerações iniciais sobre o jiu jitsu brasileiro e suas implicações para a prática pedagógica. In: CONGRESSO PAULISTANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, Anais..., Caraguatatuba, Brasil. 2009b.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O jiu jitsu brasileiro na visão dos não praticantes. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, n. 2, p. 181-188, 2010. Disponível em: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/article/603. Acesso em: 19 maio 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de professor, v. 25, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20515. Acesso em: 19 maio 2024.

SCHMIDT, Vagner Augusto de Oliveira; OLIVEIRA, Raquel Valente. A lógica interna das lutas corporais e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar. Conexões, v. 18, p. e020030, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8658463. Acesso em: 19 maio 2024.

SEBASTIÃO, Luciane Lima; FREIRE, Elisabete dos Santos. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a prática, v. 12, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6766. Acesso em: 19 maio 2024.

SILVA, Daniel Sousa; SILVA, Cátia Malachias. A influência da prática do jiu-jitsu na infância. Ciência Atual–Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José, v. 12, n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/255. Acesso em: 16 maio 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012. 328p.

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina; BAHIA, Cristiano de Sant'nna. Materiais didáticos e a educação física escolar. Conexões, v. 15, n. 3, p. 368-379, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649968. Acesso em: 16 maio 2024.

UENO, Viviane Lopes Freitas; DE SOUSA, Marcel Farias. Agressividade, violência e budö: temas da Educação Física em uma escola estadual em Goiânia. Pensar a Prática, v. 17, n. 4, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29540. Acesso em: 16 maio 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.